sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Atacama - 10o dia - S.P. de Atacama

Atacama, 23 de Novembro de 2012

############################

Trajeto: Parado em S.P. de Atacama

Comentários (pós-viagem): Todas as estradas ao redor de S.P. Atacama são de rípio/terra. Muito Seco, quente de dia e muito frio a noite - chegando facilmente a zero graus a noite mesmo no verão. Dado os vários belos passeios, vale a pena ficar pelo menos 3 a 4 noites por aqui.

Distância do dia: 80km entre vários pequenos passeios

Tempo Pilotando: pouco

############################

Acordamos hoje de novo com ressaca de moto devido ao esforço de ontem na travessia do Paso de Jama. Mas em segundos nos rendemos a San Pedro de Atacama... Em uma crescente de alto astral.

Uns vieram de Bike, outros de jipe, outros de avião, ou simplesmente como nosotros de moto. Devemos ter esbarrado hoje com pelo menos uns 5 idiomas diferentes e diferentes tribos: francês, alemão, inglês, espanhol, português (claro! Brasileiro tem em tudo quanto é canto!) só não vi nenhum Niteroiense.. :)

Que cidade fantástica! ..fora de série! Bizarro, multinacional, muli-tribos, multi-clima, ... um deserto do Saara a 2.600 metros de altitude, no meio da Cordilheira, com temperaturas extremas, visual de areia, salinas, dunas, montanhas, vulcões.

O ar é seco ao extremo sempre temperado a poeira para arrebentar com cabelos de mulher, com nosso nariz e a garganta... E a cabeça vez ou outra meio aérea devido a altitude. Mas tudo isso são temperos da aventura, fazendo parte do enredo - sendo difícil por defeito. Realmente um belo marco que deu nome ao nosso projeto de moto. valeu!

Ontem no meio da travessia da Cordilheira encontramos um motociclista equatoriano que vinha cruzando a Bolivia com sua KTM sozinho, por estradas alternativas, rodando quase 20.000 km pelas Américas. Esse aí era chefe da tribo dos Ogros e dizia as gargalhadas que "..90% da bagagem era equipamento de fotografia"... Pois roupa mesmo ele não precisava.

E hoje conhecemos um casal de franceses que esta viajando o mundo há 2 anos em um trailer com um filho de 4 anos. Já rodaram o continente americano inteiro e pretendem embarcar mês que vem em um navio no Uruguai para finalizar a viagem na França. Impressionante. E se tu fala francês e tiver curiosidade veja aqui o blog dele.. http://riri.fifi.loulou.over-blog.com/

Isso aqui é meio que um imã de aventureiro... E nossa história é fichinha depois do que vimos por aqui.

E tome nota aí: San Pedro de Atacama - pode colocar no teu caderno de lugares a conhecer antes de morrer.

Amanhã é dia da partida - é o começo do fim... inicio do caminho de volta. Acumulamos ate aqui quase 4.000 km, deixaremos o Atacama com um gostinho de "quero mais" pois aqui pede pelo menos uns 4 dias, mas vamos nessa pois amanha é dia de levar a Cavala até o Pacifico - ou ao contrario, como queira.


...ontem foi minha esposa que se animou a escrever. Hoje foi a Bia - esposa do Richa. O texto que se segue foi feito por ela.

######################################################################
(escrito pela Bia)


Sou a menina do Making off....

Já tirei foto de tudo quanto é jeito e a idéia é no final Rodrigo te contar os bastidores desse glamoroso episódio caravana Atacama - em um filme estilo Making Off.

Mas posso lhes assegurar colegas das duas rodas, entre uma falta de ar e outra passamos por vales exuberantes... entre uma seca na garganta e outra cruzamos o esplendoroso Deserto do Atacama.

E quando você pensa que o cabelo seco ou as dores nos pés justificam qualquer comentário... Eis paramos no meio do nada, no meio da Cordilheira em um posto de gasolina (o único a 200km) - me lembrei do cenário do filme " um drink no inferno" só que ao invés de aparecer um grupos de vampiros para nos morder ....estaciona o ônibus do filme '" kokum".

Eram extraterrestres brasileiros, Velhinhos em um ônibus da terceira idade cruzando o Paso de Jama, rindo e tomando cerveja. Vinham de um tour de 30 dias de SP a Machu Pichu, Atacama e por aí vai.

Onde começa o limite físico e onde termina o controle sobre as nossas sensações de desconforto?!

Dorflex a parte, agora no auge da viagem a certeza de querer e poder compartilhar com nossos amigos e com os que cruzam nosso caminho e perguntam - "...vocês estão escrevendo para algum documentário?.. Sim!", eu disse. Estamos documentando nossas vidas!

Hoje recebi do Vale de La Luna as 19h15, o por do sol mais lindo da minha vida.

E em nome de todas aquelas que constroem a magia desse mundo compreendendo sua perenidade, sua força vital, alguns as chamam de bruxas.... Não importa, fiz minha oração, minha homenagem.

B. Peixoto



######################################################################

..e vamos as fotos do dia.






Um dos passeios pelo Atacama - Termas de Puritama - água vulcânica a 37 graus



A casa dos Franceses que estão há 2 anos rodando
mundo a fora com seu filho de 4 anos

Fabian e sua KTM cruzando a America do Sul sozinho a partir
do Equador - 20.000 km ja rodados


Por do Sol no Valle de La Luna









Mais aventureiros sob 2 rodas dando volta na America do Sul


Um comentário: