segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Atacama - 6o dia - Cafayate/AR

Cafayate/AR, 20 de Novembro de 2012

############################

Trajeto: parado em Cafayate/AR

Comentários (pós-viagem): Cafayate - nota dez! ...pequena, bonita, bons restaurantes, boas vinículas.. belos passeios.

Distancia do dia: 90 km

Tempo Pilotando: 1 hora

############################

Nosso dia foi de ressaca de moto e de dores pelo esqueleto. Entre um mergulho na piscina do hotel e alguns dorflex, aproveitamos também para fazer turismo na bela Cafayate.

Cafayate fica ao Sul de Salta em um grande vale que se abre entre a Cordilheira. Estamos a 1.600 metros de altitude... "pouco" comparado ao que vamos enfrentar alguns dias a frente. Mas mesmo assim da pra sentir as fortes variações de temperatura conforme o humor da montanha.

Assim com Salta aqui também é terra de boas vinícolas. Mas acabamos não indo a nenhuma (me arrependi depois) pois demos preferencia para conhecer um sítio arqueológico - as Ruínas de Quilmes, localizada a 45 km a Sul da cidade. Também um belo programa - recomendo a visita.

Os Quilmes - além de dar nome a uma boa cerveja - eram conhecidos também como ótimos guerreiros e habitaram estas bandas com uma população estimada em quase 12.000 pessoas entre os séculos 9 a 16.

Primeiro eles foram conquistados pelos Incas, mas o modelo imposto foi similar ao usado pelos Romanos onde o colonizador vinha na "paz" (do tipo ou tu se curva ou eu te quebro) e "agregava" uma serie de "benefícios" permitindo também ao povo colonizado manter sua hierarquia e cultura. De fato os traços Incas podem ser vistos em toda a ruína, sendo muito similar ao encontrado em Machu Pichu.

Mas séculos depois - na base de muito sangue derramado - eles foram arrasados pelos espanhóis. Eta espanhóis desgraçados! ...pouco se fala nisso, mas estes caras foram responsáveis por vários genocídios em povos indígenas das Américas. Dizem que depois da matança os poucos Quilmes que restaram foram enviados para Buenos Aires e lá mantiveram uma pequena comunidade.

Falei de Espanhóis, mas poderiam ser Portugueses, Ingleses e por ai vai... Curioso como a essência do homem é bélica e conquistadora (que bosta!). E quando a gente conhece historias como esta de hoje, nos damos conta de que atualmente - por incrível que seja - vivemos uma época de "paz". Que mundo maluco.

Mas vamos parar por aqui, pois o nosso enredo central é outro.

E amanha o dia promete com um belo percurso de 400km até Tilcara / Purmamarca. . Aguardem..

E anote aí: Cafayate ! Fantástica! ... visita obrigatória!

Como falei em posts anteriores... fizemos um belo upgrade de hoteis
 depois que as meninas chegaram.
Este aqui é o Hotel Los Sauces - recomendo!!


Dia de tirar a poeira das roupas e reoganizar as tralhas

Além das bagagens, verificamos também o óleo das Cavalas..
as duas juntas comeram 1L de óleo até o momento. Ainda temos mais 2L reserva conosco.


Entrada da Ruina de Quilmes
Cavalas estacionadas na entrada das ruinas


O guia dando explicações históricas sobre as ruinas







Um comentário: