segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Atacama - 13o dia - Caldera/CL - Vicuña/CL

Vicuña/CL, 26 de Novembro de 2012

############################

Trajeto: Caldera/CL - Vicuña/CL, via RN5 e RN41

Comentários (pós-viagem): novamente pela RN5 cortando o meio do Chile - pelo calor do deserto. A estrada melhora bastante sendo em sua maioria por pista dupla. Visual do deserto dá lugar ao verde de árvores e plantações assim que se aproxima a cidade de La Serena. Vicuña é uma bela cidadezinha ao pé da Cordilheira, sendo o último ponto antes do início do Paso de Agua Negra - aqui é ótimo local de pernoite e abastecimento obrigatório - dado que o próximo posto fica a 250km já em Las Flores, no lado Argentino.

Distancia do dia: 550km

Tempo Pilotando: 7 horas (das 10:00 as 17:00)

############################


Hoje me dei conta de que o Chile - do jeito que você conhece ou imagina - começa de Lá Serena para baixo (do meio do país para baixo) - a somente 400km de Santiago. Daqui para cima não é Chile, mas sim uma mistura de Saara com Marte.

Pra você ter noção do tamanho do Deserto, rodamos quase 1.500 km em terras chilenas e somente hoje vimos a primeira árvore, o primeiro verde. Até aqui foi só deserto, poeira, retões sem fim, ar seco, pedras, areias, dunas, etc.

E a medida que você viemos descendo ao Sul, a natureza meio que em um suspiro de energia vai tentando forçar a vida e aos poucos pequenas moitas secas e espaçadas vem surgindo na terra seca. Em dado momento o cenário era de velho oeste americano, com seus visuais de pequenas moitas e pedras entre morros - faltando somente os apaches a cavalo e aqueles pompons de palha cruzando a pista ao vento.

Outra curiosidade é que o Chile é estreito como uma salsicha. A oeste cercada pelo gelado oceano Pacífico e a leste espremida pela Cordilheira dos Andes.. espremida de tal forma que por vezes as montanhas morrem no mar.

Belo visual! E vai entender a mãe natureza e seus caprichos.

Mas vamos falar um pouco sobre as estradas.... ficamos por quase 3 dias navegando pela Ruta 5. E somente saímos dela quando pegamos a B710 seguindo a beira mar. Está sim fantástica estrada!

Já a 5 é tipo uma BR-101 ou 116 ligando o pais de ponta a ponta, sendo rota mandatária dos grandes caminhões. Vez ou outra ela segue em pista dupla, mas na sua maioria segue chata e perigosa por mão dupla mesmo. Às vezes por horas segue continente adentro e quanto mais perto das montanhas mais seco e mais quente - por vezes chegando a 36 graus. E meio que de repente ela rebola para os lados e esfria caindo a 18 graus a beira mar.

Tirando os momentos a beira mar... os demais não são lá grande coisa, apesar de que a viagem rende bem com boa média de velocidade. Enfim, dado a beleza do que já vimos até aqui eu diria que a Ruta 5 chega a ser bem feia e sem graça. Mas as estradas feias também tem seu valor...

Diferente da bonita que te puxa a cada curva para uma nova paisagem e nova foto, a estrada feia te faz mergulhar nos pensamentos profundos.

Me lembrei hoje de um vídeo que vi na internet de um cara fazendo piada explicando a diferença entre os cérebros do homem e da mulher: diz eles que os homens tem o cérebro todo compartilhado, organizado em caixas por assunto como um armário e suas gavetas. Já as mulheres são vários pequenos fios interligados, dando choques a cada segundos, misturando assuntos com emoções, TPMs e coisas do tipo. Faz total sentido! (... e calma pois vai fazer sentido pra você também!)

Pois então, lembrei disso pois por vezes durante o longo percurso de hoje fui desencaixotando assuntos e me aprofundando neles por horas seguidas, até ser interrompido com uma rajada forte de vento que adernava a Cavala para o lado forçando minha carcaça meio que no susto. Acabava a rajada e eu desencaixotava outro assunto e mergulhava profundo de novo e assim ficamos por horas neste ciclo.

Mas nem chamei minha esposa pelo comunicador na dúvida dos fios dela estarem em curto e ela querer discutir a relação em meio a paisagem :)

Brincadeiras a parte... a viagem segue seu rumo melhor do que a encomenda!

Descobrimos hoje mais uma bela cidade - Vicuña - a beira da Cordilheira - grata surpresa! Agradável, simpática, verde, rodeada por vinícolas e observatórios (destes para ver as estrelas).

Vicuña será nosso entreposto para pernoite a véspera de mais um grande esperado momento:  amanhã vamos para um ladeira acima nos meter no Paso de Agua Negra - 200km de estrada de rípio em meio ao frio e as montanhas - cruzando a Cordilheira de volta para Argentina.

Aguardem!


Visual da Ruta 5 - com seu principio de vegetação tentando
brotar as margens da estrada


Vicuña - ao pé da Cordilheira. Bela cidade!


2.500 pesos (algo com R$10) e renovei a Km por mais 30 dias


..final do dia em um bar de Vicuña. Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário