sábado, 17 de novembro de 2012

Atacama - 4o dia - Itaty/AR - Salta/AR

Salta/AR, 17 de Novembro de 2012

############################

Trajeto: Itaty/AR - Salta/AR, via RN16

Comentários (pós-viagem): longos e intermináveis retões com asfalto de boa qualidade, mão dupla e estrada muito vazia. Muito calor e visual desértico/árido. Bem cansativo. Postos de abastecimento começam a esparçar porém ainda a distâncias inferiores a 100km entre um e outro. Vários animais na pista sendo muito perigoso viajar a noite. Atenção com polícia corrupta pois ela esta espalhada ao longo de todo percurso.

Distancia do dia: 900Km

Tempo Pilotando: 12hrs (de 8:00 as 20:00), com várias paradas entre 100km e 150km

############################

Hoje foi um teste de resiliência - seja pela resistência ao calor, seja pelo longo tempo de pilotagem ou mesmo pela paciência com as estradas com retas infinitas e paisagens sem sal. Me lembrou muito nossa BR 101.. no meio do Nordeste, no meio do nada.

E um calor dos infernos! a Cavala marcou 39 graus, ainda no fim da manhã... e pensei que fossemos nos arrasar na parte da tarde, mas São Pedro ouviu nossas preces e mandou o tempo fechar e até nos lavar com um pequena chuva. Que alivio. Por quase 3 horas pilotamos com temperatura beirando os 29 graus. Mas foi só agradecer que o céu abriu de novo como que em um estalo e de novo começamos no cozimento.

Pra você sentir a pressão, vou te contar uma das nossas trocas ao longo do percurso. ..lá pelas 3 da tarde depois de pilotar por horas.. paramos para um Gatorade em um posto nos entreolhamos com uma mistura de sono e cansaço e falamos: "tamo na broxa heim parceiro.. só falta 500km"

E por falar em posto..  esta é mais umas das coisas boas da Argentina. Diferente do Brasil.. por aqui, você cruza os retões do Pampa del Inferno.. por quase 100km sem cruzar um carro, sem ver viva-alma..  e quando sua buzanfa já ta torrada e dolorida.. vc busca um posto no meio do nada e, acredite: ar condicionado, pape toalha nos banheiros, mini-lachonete com bons sanduíches.. e INTERNET!! Um Oásis no meio do nada!

E os retões...  infinitos. literalmente....  terminavam junto com o céu.

De novo o Angrybirds deu as caras. Primeiro foi a Cavala que estufou o peito e explodiu um penudo. OK!!  1 x 1 falei pra ela.  Mas logo depois desempatei com um dos grandes explodindo de novo no capacete. Espetáculo! 2 x 1. E este foi de letra, pois a Go Pro esta ligada e filmou a explosão de penas.

Mas o fim do dia foi abençoado. A 150km de Salta.. já avistamos as montanhas, inicio do relevo que da forma a Cordilheira. Espetáculo   Paramos para fotos e comemorações. 900 km ! Foi como um longa travessia oceânica que de repente você avista terra!

Por volta das 20:00 chegamos em Salta.. e la encontramos nossas donzelas dormindo tranquilamente no hotel.. a nossa espera. Elas também estavam cansadas depois de um longo translado por avião.

Nossos dias de Ogro terminaram.  Melhorou o Hotel (claro! elas que reservaram), minhas camisas e meias usadas ja foram confiscadas, minha bagagem foi reorganizadas, ....e a qualidade dos restaurantes foi nas alturas!  :))

É isso..  fim da "primeira" etapa da viagem. E pela cordilheira devemos ficar os próximos 5 dias aproveitando, descansando.. passeando.

Valeu!





A 150km de Salta..    "terra a vista!!!"   ...ao fundo o inicio das montanhas,
marcando o final do "deserto" e dos retões intermináveis.


Estas coisinhas brancas ai são borboletas..
cruzamos com milhares delas ao longo do dia

Ai está o Angrybirds. Saiu em um voo rasante do acostamento para explodir
 no capacete logo abaixo da GoPro. Esta foto eu extrai da filmagem...



Parada para colocar água na bateria


Um dos Oasis no meio do deserto..  Gatorade, Ar condicionado, internet..


A Cavala descansando olhando para as montanhas.
Primeira etapa da nossa viagem esta cumprida!! 


As meninas se juntaram a nossa dupla..   fazendo um
bom upgrade de qualidade, afugentando nosso Ogro interno.
Sejam bem vindas meninas!!


6 comentários:

  1. Acompanhando e anotando tudo :-) Ainda vamos fazer essa viagem então sigam nos guiando ok?
    Uma ótima estada em Salta. Ouvi dizer que esta é uma das mais interessantes cidades do caminho com muita coisa para visitar e aproveitar.
    Grande abraço e obrigado por compartilharem suas peripécias com a gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigos, acompanhem... E no final da viagem será um prazer trocar um telefonema com vcs para compartilhar mais experiências. Gde abr,

      Excluir
  2. Este é um dos trechos mais estafantes da viagem, principalmente por causa do calor. Vocês tiveram sorte, 39 por ai é frio. Amanhã a temperatura vai baixar bem.
    Boa viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romulo, até agora só encaramos calor. Até mesmo aqui em Tilcara - a 2.500metros estamos com 30 graus.... A ver amana qdo vamos passar pelo Paso de Jama. Gde abraço,

      Excluir
  3. Show Rodrigo! Adorando cada post seu...varias Bodegas em Salta,paradinha estrategica hein ?? aproveitem...beijos pra Raquel !

    ResponderExcluir