sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Hoje tirei minha Habilitação

São Paulo, 10 de Fevereiro 2012.

Madruguei hoje no Parque Ibirapuera para fazer a prova prática e tirar a habilitação (o que eu apelidei de "prova - caminho de rato"), e às 8:30 já estava liberado, com zero erros e aprovado.

Como cheguei cedo, tive que esperar minha vez  e  tive a oportunidade de sacar o ambiente e refletir sobre o perfil dos futuros-novos motoqueiros e também sobre o nosso querido (e ineficiente) país.

Que processo horroroso este para tirar a habilitação! Não serve para nada, literalmente.  O Detran "vende complexidade" (e cobra por isso) - e serve para sustentar a ineficiência de um sistema inteiro, ajudando a bancar o nosso custo-da-mediocridade, ou simplesmente: custo Brasil.

Comecei esta chatice em Novembro...  catei uma moto escola aqui em SP preenchi um monte de papel, levei no Detran, fui numa fila, depois pulei pra outra, ....colhe-se as digitais (todos os dedos), bora pra outra fila, e blá blá blá..     Você sai do Detran pensando que já cumpriu metade do processo e que falta pouco... mas que nada! Dias depois, você cai na real e percebe que a "via-crucis" está somente começando e que o negócio vai levar uns bons meses.

Te obrigam a fazer 15 "aulas" práticas! Até ai, tudo bem.  Porém, tem 2 grandes problemas:

O primeiro... a aula ocorre em um lugar (no Ibirapuera, no mesmo local onde é realizado a prova), porém a motoescola (escritório) fica em outro bairro longe dali. O detalhe é que você é obrigado  a ir colher as suas digitais antes e ao termino de cada aula, fazendo uma espécie de "check-in/check-out" 50 minutos depois no computador da motoescola.  Conclusão: como a logística é enrolada, você acaba não fazendo quase nenhuma aula prática..   e simplesmente se limita a ir ao escritório, colher as digitais,   esperar sentando lendo uma revista (ou tomando um chopp no bar da esquina), e depois volta para marcar o "término da aula".

E te obrigam a fazer isso 15 vezes (em dias separados, jesusss!). Lá pela 3a vez, pensei em cortar um dedo meu (ou cortar os meus pulsos!!!) para deixar com o atendente para ele colher as digitais nas vezes seguintes... mas ele me alertou que sairia caro, pois o diabo do sistema sorteava um dedo diferente a cada coleta (uma vez o furabolo, outra o dedão, ora mão direita - ora da esquerda, e por ai vai) - e eu precisaria deixar todos os 10 dedos.., logo abandonei a idéia e continuei o processo.

O segundo problema diz respeito à qualidade das aulas. Dado meu grau de inexperiência - até pensei em aproveitar bastante para aprender. Mas esquece! Ninguém está preocupado em te ensinar nada. A preocupação do povo é de te "adestrar" te ensinando a se equilibrar na magrela para você percorrer o caminho de rato inteiro, sem fazer besteira e passar na prova.  Resumindo: fiz 2 aulas de fato para conhecer a "pista", mas fui 15 vezes no escritório colher digitais.  Que dureza!!

E hoje foi o grande dia de finalizar o processo idiota e fazer a prova.

A prova em si, foi rápida e fácil.  O mais divertido foi ficar observando o perfil da multidão que estava como eu na fila aguardando a vez. Gente de todos os tipos, idades, sexos, cores, ricos, pobres, etc.... várias mulheres, inclusive. O curioso foi perceber que a grande maioria mal sabia montar na moto..  e ia aos trancos e barrancos se equilibrando nas magrelinhas para não esbarrar em nenhuma linha branca... ou atropelar um cone, e no final... bingo!  ...aprovado!! É duro se dar conta da quantidade de "novos motoqueiros(as)" que toda semana entra no dia-a-dia das grandes cidades, se espremendo pelos corredores de carros, sem nenhum (ou quase nenhum) preparo.  Não é a toa que todo dia morrem vários.

Enfim, mais uma etapa do meu plano realizada. E agora já posso pensar na minha 1a (pequena) viagem.


os últimos minutos da "via crucis"
Fila de espera para fazer a prova

Prova Prática (= "caminho de rato"). Se pisar na linha branca,
colocar o pé no chão, ou deixar a magrela morrer.... babou!!

Um comentário:

  1. Agora, meu grande amor, é a hora de vc se lançar na sua busca - suas grandes aventuras. Lembre-se sempre que vc tem 3 pessoas importantes na sua vida que sempre aguardam com muita ansiedade a sua volta. Siga na sua "magrela" e nos leve em seu coração.
    Amamos muito vc!!!!

    ResponderExcluir