quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Atacama - 9o dia - Tilcara/AR - S.P. de Atacama

Atacama, 22 de Novembro de 2012

############################

Trajeto: Tilcara/AR - San Pedro de Atacama/CL, via Paso de Jama - via RN52 (lado Argentino) e RN27 (lado Chileno)

Comentários (pós-viagem): Travessia da Cordilheira pelo Paso de Jama. Estrada perfeita, linda, muito vazia. Obrigatório o abastecimento antes do percurso (na Argentina em Tilcara / no Chile no Atacama). Há somente 1 posto de abastecimento no meio do trajedo a 150km de distancia - no vilarejo de Susques - sendo também um dos únicos restaurantes ao longo do percurso. Altitude chega a 4.800 metros no ponto mais alto, com a temperatura podendo chegar facilmente abaixo de zero com ventos muito forte. Fundamental estar bem agasalhado, descansado e sair bem cedo para poder fazer percurso com calma. A partir de 2.000 metros o mal da altitude começa a fadigar e afetar o raciocínio.

Distancia do dia: 498 km

Tempo Pilotando: 8:00 horas (de 8:30 as 16:30)

############################

Há exatos um ano atras cravamos esta meta.... meio que sem noção do esforço e empenho que tal projeto exigiria. E cá estamos ! Hoje colocamos nossas botas empoeiradas aqui em San Pedro de Atacama !

E mais uma vez tivemos um dia intenso, preciso confessar. Li muito sobre detalhes do percurso ate aqui... mas muitos poucos falaram do esforço que o Paso de Jama pode representar. É fantástico com sua paisagem bizarra quase que indescritível.

Mas ele cobra um bom pedágio pra que se aventura de moto por aqui , maltratando o esqueleto e os pensamentos com um vento intenso temperado a frio digno dos 4.800 metros de altitude.

O visual é Lunar, bem diferente de tudo que já vimos até o momento.... É literalmente um deserto com dunas e paisagens a perder de vista no topo do planeta, a 4.800 metros de altitude. Bizarro, diferente, único, magnifico. E junto desta paisagem Lunar... vem no pacote o clima de Plutão.

Pilotamos por quase 3 horas com um vento forte de lado, inclinando as cavalas, torcendo nossos pescoços... Forcando nossos esqueletos e forca de vontade. As Cavalas em pesadas e com motor 1.200 deram bem conta do recado. Apesar das fortes rajadas de vento a pilotagem foi cautelosa apesar de bem desconfortável. A altitude tambem te maltrata deixando teus neuronios meio encachacados e carcaça meio mole. Acrescente também um frio de rachar.... E tu terá o engrediente perfeito para o sacrifício. Fico imaginando como aventureiros cortam este vento e altura com motos pequenas... estes sim sao guerreiros.

Nosso equipamento foi quase perfeitos. As roupas deram bem conta do recado, e a balaclava ajudou bastante a acalmar a dor e frio nos ouvidos. Mas as luvas.... Estas aí amigo, não deram nem pra saída... Sofremos.

Mas quando nossas maos estavam a beira do congelamento, meio como de repente a estrada inclinou para baixo e em um "ladeira abaixo" descemos acelerado até a cidade de San Pedro de Atacama. Alegria total! É como uma marathona ou grande travessia... quanto maior o esforço, maior a alegria da chegada e mais valor damos ao objetivo alcançado.

Enfim, missão cumprida (até o momento, claro!)

Vou parar por aqui, pois minha esposa se animou para dar o depoimento dela.

O texto que se segue acabou de sair do forno... Feito por ela, logo após o desembarque no deserto regado a 2 welcome drinks no bar do Hotel.

#######################################################
(A viagem no ponto de vista da minha esposa - Raquel)

Impressionante como eles conseguiram nos encantar com frases assim: "meu amor vc só vai pegar o file da viagem..passeios curtos, só Passeio..."

Mas vocês querem saber o que estamos vivendo?!

Estradas de terra em que os homens vão em pé e as mulheres vão rebolando nas cavalas vendo o chão a qualquer hora. Fome, sede, frio, calor, resistência...nossa, chegamos quase ao limite!!

E hoje pegamos 4850 de altitude com folha de coca na boca, cabeça doendo e achando que o ar ia faltar ..e com rajadas de vento em que achávamos que íamos sair voando da Moto. Foi difícil segurar. Foram quase 3 horas sendo empurrado para um lado e paro o outro, ouvido doendo, um barulho do vento insurdecedor...não da para dimensionar.

E o pior de tudo é que a gente escuta o tempo inteiro... "pô.. trouxemos as motos do Brasil pra vcs passearem aqui nas montanhas...", dizem eles. Vocês acreditam?! Nem eu!!!

Bom, cada dia enfrentamos uma situação diferente, um obstáculo diferente. Mas, preciso confessar uma coisa do fundo do meu coração: É uma das melhores viagem da minha vida!

Primeiro, viajar de moto é viver intensamente cada minuto, é curtir cada paisagem, é sentir o cheiro da estrada, da chuva, do local. Não da para explicar. O mais impressionante é ver as pessoas querendo falar com vc, saber da sua história..é o brilho no olhar e curiosidade de cada um que te olha te da um adeus e tem vontade de te acompanhar nessa viagem. É magico.. sendo um sentimento único de energia positiva e de admiração intensa.

Hoje paramos no meio de um nada (no alto da Cordilheira, quase divisa entre Argentina e Chile), para tentar comer algo e encontramos um ônibus de excursão vindo de SP que esta viajando a mais de 20 dias - turismo 3a idade.

E neste momento um senhor de uns 80 anos com sua esposa de bengala se aproximou e disse: "Como eu queria ter feito isso na minha vida, como eu queria ter vivido isso.. ", e sua esposa ao lado bem idosa sofrendo bastante com a alta atitude disse a ele .. "Agora não da mais, o seu tempo ja passou, não é?!"

Nessa hora me dou conta do que estamos vivendo.... e olho para o meu marido e penso ".. obrigada por esse momento único em nossas vidas, esta valendo cada minuto, cada segundo. É realmente uma das melhores viagens da minha vida!!!!

Raquel.

#######################################################

...e vamos as fotos do dia.
















7 comentários:

  1. Parabéns pelos relatos, da a impressão de que estamos vivenciando a mesma realidade de vocês!!!
    É daqueles tipos de viagem que ficam marcadas para sempre.
    Fico aguardando as próximas etapas.
    Abraços
    Helcio

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de viagem, lindas fotos, belíssimo relato. Agora aproveitem a paisagem do deserto que é árido, sem vida, mas impressionante em formas e singularidade.
    Boas estradas.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a ausência de vida biológica do deserto, provocou em vocês a visão clara da vida interior... Grande viagem pra vocês... Ótimo Post !!!

    ResponderExcluir
  4. Fala Cunhada, gostei muito dos relatos!!!! Fico imaginando o quando essa aventura nos faz conhecer melhor tudo que realmente somos e nao conhecemos!!!
    Parabéns pela disposição nos momentos difíceis da viagem!! Não é pra qualquer um!!

    Irmão, existem coisas na vida que fazem o ser humano odiar o mundo! Uma delas é não estar ai com vcs!

    bjs e aproveitem por mim!
    Lu

    ResponderExcluir
  5. Amigos, obrigado por todas as mensagens! Gd abraço, RG

    ResponderExcluir
  6. EU CHOREI LENDO ISTO..DIA 19 DE JANEIRO EU PARTO COM A MINHA ESPOSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luciano! boa sorte na sua empreitada! mande noticias!

      Excluir