terça-feira, 27 de novembro de 2012

Atacama - 14o dia - Vicuña/CL - San Juan/AR via Paso Agua Negra

San Juan/AR, 27 de Novembro de 2012

############################

Trajeto: Vicuña/CL - San Juan/AR, via RN41 e Paso de Agua Negra

Comentários (pós-viagem): obrigatório abastecer a moto em Vicuna e levar água e comida, pois não há ponto de parada no meio do Paso. A RN41 entre Vicuna e o Paso é linda cortando plantações de uva ao pé da Cordilheira. Já o Paso de Agua Negra é o tipo de estrada que marca para o resto da vida. Mandatório sair bem cedo, pois o tempo total de travessia é facilmente acima de 7 horas. Mandatório estar bem agasalhado, pois a temperatura chega fácil a zero graus.

Distancia do dia: 400km (160km de rípio)

Tempo Pilotando: 11 horas (das 10:00 as 21:00)

############################

Ahhhh se minha Cavala falasse! ... Ela teria muita história para contar!

E hoje então, passamos por um dos trechos mais bonitos da viagem. Tudo bem que todo fim de dia eu acho a mesma coisa... Mas hoje foi realmente diferente - hoje foi dia do Paso de Agua Negra - a travessia da Cordilheira por estrada alternativa.

Já estamos novamente em território Argentino na cidade de San Juan, próximos a Mendonza.

Escrevo estas palavras jantando no hotel, as 22:30 depois de um dia intenso. Estamos arrasados e cansados, porém intactos.  Eu poderia escrever por horas.. mas vou resumir o que foi o visual de hoje em somente uma palavra: Espetacular !


Vou parar por aqui pois as fotos vão representar melhor nosso dia do que qualquer frase que eu componha.

Até !


VEJA O FILME ==> http://youtu.be/hdSMRQBppd8



Logo após Vicuña a estrada segue Cordilheira adentro
 em direção ao rípio do Paso de Agua Negra

São muitos plantações de uva - e boa parte destas ao pé da Cordilheira
são destinadas a produção do Pisco (uma espécie de cachaça feita da uva)

Bela estrada ! ...mais uma para o hall das estradas perfeitas..

O início do rípio é fácil com terreno firme..  exigindo pouco dos pilotos.
Mas a medida que a estrada vai ganhando altitude trechos empedrados ou de terra fofa começam a aparecer

Os "caracoles" de rípio


Pela noite a temperatura vai fácil abaixo de zero deixando
boa parte do percurso congelado.
Neste dia tivemos sorte e pegamos 10 graus no topo do Paso
a 4.800 metros de altitude


Este rio há direita te acompanha quase em todo
o trajeto por vezes fazendo rima com os contornos da própria estrada



Uma parte do trajeto exige pilotagem em pé...
principalmente os piores trechos que ficam mais na altitude.
Porém o ar rarefeito te detona, te sugando as forças fazendo com que você
reduza muito a velocidade e pilote boa parte do trajeto sentado

Saímos preparados de Vicuña com muita fruta,
água, Gatorade, barras de cereais e coisas do tipo
A estrada corta as montanhas e assim segue até o topo, por quase 150km de rípio

Realmente a altitude torna no ar muito rarefeito e quanto mais
você sobe mais a sensação de cansaço e cabeça aérea
(a impressão é de noite não dormida.. ou de pós ressaca da braba),
..eu diria que pilotamos hoje a 30% de força.. muito mais no instinto do que na técnica 

Encontramos com estes caras quase no alto do Paso a 4.500 metros de altura.
São 3 suíços viajando o mundo há 1 ano !!!
Ver eles de bike aqui no meio do nada, neste ar rarefeito em
meio as montanhas reenergizou nosso esqueleto.. e tocamos pra frente 


Mulher guerreira !



Em meio as montanhas tem um belo lago que cria uma paisagem
fantástica - sem defeitos. O cara que criou isso tudo é realmente um artista perfeito.
Exatamente neste lugar ai deixamos (leia, deixei) a Cavala tombar de lado logo apos tirá-la do cavalete.
Tombo de mané.. que ta sem forças e com falta de oxigênio na cabeça.
Ela saiu intacta e eu com meu ego dolorido.



É isso aí !!! Valeu !! Passamos por mais um grande marco da nossa viagem!!


15 comentários:

  1. Show de bola, meu chapa !!! Lindas fotos e grande aventura !!!
    Siga em frente !!! E vai postando mais !!!
    Abraços,
    Gropillo

    ResponderExcluir
  2. Fala, primo!

    Mt maneiro os relatos!

    Viagem pra recordar a vida toda!!!

    Boa sorte nas próximas etapas da viagem!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rafa!! e agradece a galera pelas playlists !! gd abr!

      Excluir
  3. Esta travessia pareceu espetacular com gelo a beira da estrada e um rípio que até parece muito bom para rodar sem sustos. Show!
    Pergunto aos agora já bastante experientes viajantes: Dia 12 de jan/13 parto para o Atacama com a minha inseparável patroa. Tô tentando convencê-la a fazer o trecho menos interessante - São Paulo-Salta de avião mas não estou tendo sucesso - ela quer compartilhar cada cm de estrada:-). Como as meninas sentiram a viagem? alguma dificuldade grande como garupas? Acham que daria para encarar e sobreviver fazendo todo o percurso de ida e volta?
    Abrações! Estamos de olho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Guilherme,
      a travessia foi espetacular mesmo - valendo cada minuto!

      Sobre a patroa.. ela adorou, mas ralou tb princialmente nos trechos de terra e nos longos trechos de calor.

      Sobre SP - Salta.. é disparado o trecho mais chato da viagem: quente, seco, longas retas, nada para ver.. entediante. E dependendo do conforto da sua moto.. este sofrimento pode ser ainda maior. No meu caso - dados nossas baixas experiencias - foi uma decisao acertada enviar as meninas de aviao ate salta.

      Qto aos demais trechos, acho todos fantasticos.

      Se voce quiser fique a vontade em me mandar email por fora do blog minhamotoeeu@gmail.com que te passo meu telefone e sera um prazer compartilhar mais detalhes do roteiro/desta experienca.

      abr

      Excluir
    2. Valeu Rodrigo! Vou entrar em contato sim para pegar as dicas preciosas. Super obrigado e um abração aos viajantes.

      Excluir
  4. Lindas fotos e bela viagem. Estamos viajando junto.

    ResponderExcluir
  5. Fala Irmão!!!! que viagem espetacular!!! Pena que nao estou ai!!! Vai curtindo por mim e depois me conta tudo!!!!

    bjs e cuidado!!!
    Bauca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala tete!! Saudades irmão! Faltou você aqui com a gente! Bj!

      Excluir
  6. Muuuito bom,hem?Estou devorando(lendo)tudo,grande inspiração para minha viagem..
    Valeu irmão

    ResponderExcluir
  7. Cara, descobri o Paso Água Negra por acaso, procurando no Google Earth um caminho alternativo para nosso retorno do Atacama-2014. Pesquisando imagens cheguei ao seu blog, que me tirou qualquer dúvida - esse será o caminho!
    Valeu!!!
    Luiz Valério - www.nosvamosdecarro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este paso é espetacular!! recomendo!! boa sorte! gd abr

      Excluir
  8. Muito legal...,Parabéns pela conquista do Agua Negra tão sonhado por quem gosta de aventura..., Pretendo fazer este Paso agora inicio de Novembro 2013, e o que me preocupa é o famoso gelo e também o vento, pois vento, ripio, gelo e falta de oxigenio é uma combinação perigosa..., O que vc acha? Foi preciso levar gasolina adicional para este trecho? Abrs. Marcos

    ResponderExcluir