sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Atacama - 17o dia - Merlo/AR - Maria Grande/AR

Maria Grande, 30 de Novembro de 2012

############################

Trajeto: Merlo/AR - Maria Grande/AR
Distancia do dia: 680km

Tempo Pilotando: 11 horas (9:00 as 22:00)

############################

Ja estamos próximos da fronteira com o Uruguai em um cidadezinha minúscula na beira da estrada. Nosso dia foi intenso ontem não só pelas longas horas de pilotagem em estrada de mão dupla e muitos caminhões, mas principalmente pois ralamos muito para encontrar hotel a noite.

Escolhemos a bonita cidade do Paraná para pernoite, a beira do rio Paraná - cidade com clima "praiano" com festas na praça e pessoas correndo fim de tarde em um grande calçadão a beira do rio. Mas para nosso azar simplesmente todos os vários hotéis da cidade estavam lotados - depois da quinta tentativa descobrimos que estava tendo um evento internacional de rugby.

Não nos restou opção a não ser quebrar novamente uma das regras da viagem e colocar novamente as Cavalas na estrada para um galope noturno até a próxima cidade - e assim o fizemos.

Apesar dos milhares de insetos estalados na viseira, ontem vimos o mais belo nascer da lua da viagem, ela brotou grande e rosada do horizonte fazendo contraste com o céu estrelado.

E além de sortear a cidade "errada", hoje foi nosso dia de também ser sorteado pelos policiais ao longo do percurso. Fomos parados 3 vezes. A ultima, as dez da noite no meio do nada. Mas a mais engracada foi a do meio do dia, logo após o almoço. Ta curioso pra saber como foi? Pois vou te notar.

Vínhamos nós em um galope macio - depois de quase 7 horas pilotando - quando noto pelo retrovisor um guardinha montado em uma Pachola (estas motinhos minúsculas estilo honda bis) - me seguindo, buzinando e mandando encostar.

Paro no acostamento...

Enquanto isso, relembro da nossa vinda dias atras quando também fomos parados e o guardinha falou que havia um tratado internacional que proibia motos internacionais de navegarem por aquela estrada.

Estória esdruxula estilo "tu finge que me engana, eu finjo que acredito". Fato é que naquela ocasião, estávamos com pressa deixamos a onda do cara seguir e nos limitamos a fazer um jogral de malzinho e bonzinho, buscando a melhor negociação: começou com 300 pesos por moto, e fechamos a transação por 50 pesos cada um (50 reais no total pra nos 2).

Mas hoje não amigo! Nosotros somos homens que cruzaram o deserto! "e se o guarda der uma de engraçadinho vou trucar, e ver aonde vai parar esta historia", pensei.

O teatro começa com ele falando rápido pelo radio motorola enquanto nos rodeia mostrando uma grande estrutura de bakoffice nos monitorando e grande procedimento.

E preste bem atenção no dialogo! E se o teu espanhol não é tão bom quanto o meu, te vira aí com o tradutor do Google.

POLICIAL: - "tua habilitacion e la documentacion de lá moto"

EU: ..tiro as luvas calmamente, e vou catando os documentos pra entregar para autoridade.

POLICIAL: - " tu passaste pela faixa amariela. A cá em Argentina, faxa amariela eis como um semáforo rojo"

EU: " tu estais cierto senhor, yo estou ierrado. Estoy por horas nesta carreteira e foi uma distracion"

(ele avança e faz a pergunta poderosa! E preste atenção!)

POLICIAL: "Rodrigo, o que tu azes?"

(Na vinda eu respondi na lata: "trabajo com computadore". E ele deve ter pensado na hora "opa... Eis um franguito! Moleza". Só que agora eu estava ligado no modo-combate e resolvi com toda educação contra-atacar)

EU: "yo escrebo"

POLICIAL: " ..humm.. Escrebe?!" - e levou uns segundos pensando

POLICIAL: ".. escrebes para um periodico?"

EU: " ...si... Como non... Escrebo periodicamente. Yo estou escrebiendo sobre como eis azer uma viajen de mueto pela Argentina e Chile"

(Ele não esperava essa! A cara de autoridade virou cara de paisagem e levou uns segundos tentando mapear melhor o contexto - e enquanto pensava, eu mandei outra)

EU: "E qual eis tu nombre ?

("Por que este fdp quer saber o meu nome!?"...ele deve ter pensado)

POLICIAL: "...Principal Guti..sbrowbles".

(Respondeu rápido para que a gente so entendesse a primeira parte! " Opa, o cara sentiu o golpe", pensei. E nesta hora ele pergunta para o Richa)

POLICIAL: " ..e tu, o que azes?"

RICHA: "...yo trabajo para govierno del brasil" - Richa mandou sem piedade.

(Ele levou mais uns segundos pensando)

POLICIAL: " entoices tu eis um diplomata e ele um periodista... E não sabiem que não se puedem adelantar pela faixa amariela?!"

EU: " ...si sabiemos si. Pêro que foi uma distracion. Estamos cansados pois azemos muito tempo de viajen"

EU: " ...amigo, tu eis um homem de biem, yo tambiem. deixa nosostros seguirmos viajen.. E yo vou escreber sobre a bondade e compreension de los Argentinos"

Ok, este ultimo tiro foi meio sem mira, mas fato é que pelo sim ou pelo não o cara nos devolveu os documentos e tocou pra frente.

Não sei se ele se assustou com o poder da imprensa livre ou com o peso da burocracia. Fato é que enquanto eu abaixava a cabeça para guardar os documentos o cara correu pela direita com sua Pachola com tamanha pressa para que nem víssemos a placa dele.

Este episódio renovou nosso astral e tocamos as Cavalas de volta pela carreteira rumo a fronteira.



Na ausência de outras fotos, fica aqui nosso brinde de final de noite
debruçados sobre nosso mapa na escolha do melhor percurso para o dia seguinte,
quando vamos cruzar Uruguai




10 comentários:

  1. Ja contava com os novos personagens em ação ! vi esse ensaio! da proxima vez vamos preparar umas carteirinhas de correspondentes internacionais! ahhhh demais !!! BIA

    ResponderExcluir
  2. Boa tática para "driblar" esses guardas fdp...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala rapaz!!! foi um blefe igual aos que vc usa jogando poker :)) gde abraco e ate semana q vem.

      Excluir
  3. Bela negociação!!!! Dá próxima vez diz que vc é um homem do bem e que sua profissão é ser traficante de drogas e tá fazendo o transporte da droga entre o Chile e Argentina!! Tenho certeza que ele vai simpatizar mais ainda por vcs!!! :)
    bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Teteu!!!! Que bom que vc tb esta nos acompanhando! Por vezes durante a viagem comentamos sobre vc e sobre o Beto! Bora combinar uma próxima todos juntos! gd bj!

      Excluir
  4. Parabéns pela criatividade no lidar com nossos ermanos !!!
    Foi fantástica a tática usada por vocês.
    Continuo acompanhando o dia a dia da viagem, porém fico curioso em ter acesso as informações técnicas da viagem, como consumo, preço de combustível, alguma manutenção, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Helcio, estou preparando um post estilo making off com detalhes mais tecnicos sobre a viagem, sobre o roteiro e sobre a moto. Assim q finalizar a viagem eu publico ele. gde abraco

      Excluir
  5. Sensacional o papo com CET-Rio...da para ver que marronzinho é tudo igual. Cara essa viagem esta sensacional e o blog esta melhor do que avenida brasil....eu e Lucia não perdemos nenhum capitulo. To te esperando com a criptonita....vamos comemorar e muito. Um abração.

    ResponderExcluir
  6. Sr. gopro imagino a sua satisfação neste exato momento. Adorei. Bjs pra vcs dois. Raquel.

    ResponderExcluir