domingo, 12 de agosto de 2012

Queda Livre - de moto pela Estr. dos Romeiros rumo a Boituva / SP


São Paulo, 12 de Agosto de 2012.

Está virando hábito todo domingo de manhã o ponto de encontro no posto Shell perto de casa às 06:50am. Eu organizo o percurso à noite na véspera (no google maps)..  e parto bem cedo domingo de manhã para mais um treino de 300km em dupla com meu parceiro Richa - sendo mais um "preparatório" para nossa viagem ao Atacama.

Só que hoje foi diferente. O "bate-volta" de moto foi somente "uma deixa" para uma aventura bem diferente. Nosso destino foi o Centro de Paraquedismo em Boituva - SP.

Ao invés de seguirmos direto pela Castelo Branco, optamos por um trecho mais longo para conhecer mais uma estrada histórica e interessante de SP: a Estrada dos Romeiros (SP-312), estrada que margeia o Rio Tiete desde a capital seguindo até Itú. Reduto de milhares de ciclistas... - que assim como nós - buscam em suas curvas e inclinações o traçado perfeito para um bom dia de treino. Veja mais sobre a história desta estrada em http://pt.wikipedia.org/wiki/SP-312.


Quase 300km, em um bate-volta até Boituva,
rodando pela SP-312 Estrada dos Romeiros
Nosso percurso "alternativo" começou a partir de Aldeia da Serra, segundo para Bom Jesus, Cabreúvas, Itú e depois pela Castelo Branco rumo a Boituva, nosso ponto final.

Belas estradas, lindas paisagens, ótimas curvas e um cheiro de pum constante dado poluição do Rio Tiete (uma pena!) - mas mesmo assim vale muito pelo belo visual.

 Você está curioso para saber o que fui fazer em um Centro de Paraquedismo ?! A resposta é óbvia. Este foi o presente show de dia dos pais que ganhei lá em casa. Antes de escrever sobre minhas impressões, clique aqui abaixo e veja o vídeo.



VEJA O VÍDEO ==> http://youtu.be/rxjtnwek_iw





Viu ?! Ok, vamos enriquecer então este enredo com mais alguns detalhes e impressões... 

Pra começar, eu resumo: vale cada centavo! E acho que todo mundo em algum momento na vida - independente da idade ou sexo - deveria experimentar a sensação de um salto de paraquedas. 

A preparação é rápida. Ainda em solo, em poucos minutos e com poucas instruções, o instrutor te explica o básico e te apronta para logo depois você seguir embarcando em um pequeno avião, espremido entre os demais desgarrados.

Para os instrutores o clima é descontraído dado que para eles se jogar porta-afora lá do alto é equivalente a escovar os dentes ou pentear o cabelo todo dia. Mas para nós - simples cidadãos - o simples barulho do hélice girando já eleva o tom, dando um "clima" crescente a medida que o pequeno monomotor avança na pista de terra rumo ao céu azul de Boituva. Te recomendo ir ao banheiro antes, tanto para o número 1 quanto para o número 2.. pois dependendo do teu alto-controle você pode sentir alguns desconfortos ao longo desta empreitada :)


Os cerca de 15 minutos de subida até os 12.000 pés esfriam o ar e o tornam mais rarefeito, servindo também para esquentar a adrenalina a ser injetada de uma vez só na nossa tubulação. A luz vermelha presa na parede dá o clima do momento, e quando ela começa a piscar anuncia o que esta por vir. Vem a luz verde, a porta do avião já esta aberta.. e um a um o povo vai saltando como pequenas almondegas indefesas rumo ao acaso. "Vou deixar nas mãos de Deus" - é o que me veio na cabeça.  Nesta hora teu intestino torce um pouco mais espremendo o que tiver dentro (por isso meu comentário sobre o número 1 e 2 antes).


A queda livre dura pouco e "dói" muito menos do que eu esperava. Me preparei mentalmente para aquela sensação de "estica-tripa" que a gente sente na montanha russa... mas seja pelo vento, seja pela adrenalina, a impressão que passa é de um mega-vento no corpo, balançando tuas bochechas, te empurrando para cima - ao invés da sensação de "desespero" em uma queda sem fim.

Uns 30 a 40 segundos depois o paraquedas abre em um solavanco e no susto você sente as amarras e cordas esticarem na sua virilha e ombros... "Espero que esta bosta aguente meu corpinho de Sereia", pensei de relance. 

E o que vem depois eu comparo a mesma sensação nos meus "voos" cruzeirando com minha Cavala pelas estradas mundo afora": sensação de liberdade plena! ...por uns 3 a 4 minutos o paraquedas plana em céu de brigadeiro, prazeroso, em harmonia com o azul, fazendo você relaxar, apreciar o mundo e agradecer. O sorriso no rosto é inevitável. 

Como tudo na vida... o tempo corre rápido e quando você pisca, você já se vê no chão, em um pouso suave de bunda, como quem escorrega no gramado. O sorriso persiste no seu rosto ao longo de todo dia e você fica como criança com vontade de contar para todo mundo o que você viveu. Valeu!


Quem se interessar.. anote ai: www.quedalivre.com.br. Deixa de ser cagão, ligue lá e tire suas impressões.





Segue abaixo mais fotos do bate-volta de hoje..








7 comentários:

  1. Rodrigo, não acreditei no que vi....se você não tivesse filmado eu não teria acreditado....Não dava para você contratar um dublê? Acho que as nossas brincadeiras estão ficando sérias, talvez devêssemos voltar a jogar WAR....e eu achando que viajar de moto era agressivo...Bem, parabéns pela coragem, mas essa eu estou velho para encarar...
    Um abração,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pedrão!! ..foi bom para testar as coronárias! Vc ia gostar tb! Gde abraço,

      Excluir
  2. Bacana o salto heim!! Belo presente de Dia dos Pais!! E a estrada dos Romeiros é incrivel(exceto pelo pum) com suas curvas e visual! Tem um mirante no meio do caminho que é bem interessante de subir(a pé) e incluir na chegada o retaurante do Alemão de Itu é um bom recarregador de energias para a volta! Belo passeio e relato! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Caramba, primo!
    Me amarrei no seu vídeo! Muito bom mesmo!
    Me deu até vontade de curtir a sua onda...rs
    Vamos juntos?
    Será que já estou velha para isso? Tõ nada....rsrs
    Show de bola, cara!
    Parabéns pelo seu Dia dos Pais. Um presentão!
    Um beijão da prima Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Prima! Seu pai me ligou hj e ja coloquei pilha nele para saltarmos todos juntos. Vamos ? gde bj,

      Excluir
    2. Por mim, demorou!!!=0)

      Grande beijo para vc tb

      Excluir