sábado, 15 de dezembro de 2012

Pós-Viagem: Parte 2 - Sobre os Acessórios & Eletrônicos

São Paulo, 15 de dezembro de 2012

(continuação do post http://minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/12/pos-viagem-parte-1.html)


(2) Sobre os Acessórios da Moto ***************

Equipei a moto em sua maioria com os acessórios da Motopoint - fabricante nacional de Rio Claro/SP (http://minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/04/passeio-ate-rio-claro-acessorios.html).Não tenho nada a reclamar, muito pelo contrário, dado que todas as peças fizeram seu papel com qualidade se mostrando um ótimo custo x benefício comparado a peças originais ou fabricantes internacionais. Mas vamos um a um:


TRAVA DE ACELERADOR E BORBOLETA: excelente e obrigatório! Sendo um alivio para descansar as mãos que por vezes ficam doloridas nos longos percursos. inclusive, mãos/pulsos e joelhos/pernas eram as partes do corpo que mais reclamavam nas longas distâncias.




PROTETOR DE FAROL E RADIADOR: também importante, pois foi a barreira que segurou os inúmeros insetos, pássaros e pedrinhas que esbarraram conosco pelo caminho.


PROTETOR DO POTENCIOMETRO E DA BARRA DE DIREÇÃO: coloquei ambos. Dizem que são uma proteção a mais. Mas como são pecas que ficam esquecidas no canto ou dentro da moto - nem as notei ao longo da viagem;

FAROL DE MILHA: a minha não tinha, mas senti falta pois teria sido útil nos momentos de pilotagem noturna. A do Richa estava equipada com faróis da Touratech - muito úteis, pois serviu também como farol reserva dado que no meio para o final da viagem a lâmpada do farol principal dele queimou;

ITENS DE EMERGÊNCIA: Minha mala esquerda foi abarrotada de trecos para uma eventual situação de emergência tais como: cabo de chupeta, cabo para guincho/reboque, silver tape, óleo reserva, aranhas e cabos adicionais, enforca gato, lanternas, 3 diferentes tipos de reparo de pneu, alicate pequeno, canivete, pilha, peças reservas da GOPRO, bolsa de remédios. Praticamente não toquei nesta mala.

PROTETOR DE MOTOR E CILINDRO COM APOIO DE PÉ: excelente e obrigatório! dado que o risco de queda é eminente principalmente em trechos de offroad. E o apoio de pé se mostrou muito útil ao longo de todo o percurso ajudando muito a trocar posições, alongar e fazer o sangue circular;

MALAS: Quanto as malas laterais e top case usei os originais da BMW (Vario Topcase e Vario Side Case: ). Excelentes! Ótima qualidade, firmes, bom espaço, não entram água, práticos.

Usei também os alforges da Gift Brasil (fabricante aqui de SP / Mooca) como malas adicionais adaptadas sobre as malas laterais da BMW. E foi uma ótima escolha, dado que são também espaçosos e impermeáveis, sendo excelentes para carregar bagagem adicional,  principalmente no período em que estava com garupa.


MALA DE TANQUE: também usei o modelo da Gift Brasil - também excelente. Diferente do modelo original da BMW este aqui é mais estreito não atrapalhando a pilotagem em pé em trechos offroad.

Nesta mala eu carreguei itens que toda hora eu usava nas várias paradas ao longo do percurso tais como: caixinha do pedagio, gopro, limpador de viseira, eletronicos/cabos, barras de cereais e remédios, entre outros.




(3) Sobre os Eletrônicos *******************

GPS: Garmin Zumo 660 - minha amada "Zuleica" !

A escolha do GPS foi um dos pontos que me geraram duvidas antes da viagem e por vezes fiquei atentado a levar o que eu tinha em uso no carro. Mas depois do uso intenso que fizemos por dias seguidos eu te asseguro: fizemos uma boa escolha, pois um bom GPS - feito para motociclista - talvez seja um dos itens mais importante da viagem - depois da moto e das roupas de proteção obviamente.

Existem funções básicas em um GPS de moto que o de carro não tem. E estas funções (ou a falta delas) pode se tornar gritante em uso intenso em uma longa viagem como a nossa:

- ele tem que reconhecer o clique do seu dedo mesmo de luva
- tem que te permitir enxergar a tela mesmo com a claridade do sol
- tem que ser aprova d'água e bem resistente ao calor;
- com um clique te permitir achar pontos de interesse - principalmente postos de combustível e hotéis
- tem que te permitir carregar roteiros previamente elaborados no computador
- deve expor na tela detalhes sobre a rota percorrida, distancias, altitudes, direções etc.
- não dever ter oscilações e perdas de sinal

Usamos dois mapas gratuitos baixados na internet - ambos muito bons e precisos, exceto em alguns trechos no Chile onde faltavam alguns hotéis e postos no arquivo dele. Veja mais detalhes aqui: http://minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/10/gps-garmin-zumo-660-e-suas-facetas.html

Tudo isso acima entendo como pontos mandatários em uma viagem sendo todos recursos que foram intensamente utilizados e extremamente úteis. Por isso meus elogios ao Garmin Zumo 660.

A única ressalva que faço a Zuleica (que nem de longe tira seu mérito e elogios) é que mais no fim da viagem ela acordava as vezes emburrada e não localizava o mapa que estava em uso. Mas eu dava bom dia com carinho, desligava e religava e ela voltava ao normal.


COMUNICADOR - Scalarider Cardo G4 Teamset e G9

Para música e uso individual conectado via Bluetooth com o celular funcionam perfeitamente - com áudio muito bom (claro e limpo) e ótimo conforto. Inclusive no meu uso diário na cidade não tenho do que reclamar.

Mas para uso plugado com um ou mais parceiros - o bicho é temperamental como minha mulher em TPM - funcionando do jeito dele, quando ele quer.

Tinha dia que ele conectava automaticamente, tinha dia que não conectava nem na base da ameaça. Alem do que em velocidade acima de 110km/h a comunicação fica falha e precária. Os engenheiros criaram um treco muito compacto com poucos botões e muitas funções. Logo, seja por complexidade ou por mal funcionamento ele deixou a desejar.

E para coroar o baixo desempenho, no ultimo dia da viagem o meu perdeu o áudio de um dos lados, por alguma falha que desconheço sem que tivesse nenhum fio partido.

CAMERA GOPRO HERO 2

Minha parceira inseparável ! Foi a responsável por 90% dos vídeos e fotos da viagem publicados no blog.

Por vezes coloquei ela presa na frente no protetor de moto ou atrás no top case - mas em ambos os locais as imagens saem um pouco tremidas. Mas certamente as melhores imagens vieram com ela presa ao capacete - seja apontada para frente, seja para trás.

A maior diferença desta câmera para uma maquina convencional esta na capacidade de colher belas filmagens em movimento sem perda de foco. Além do que, obviamente, destaca-se também pelos vários acessórios que te permitem prendê-la em vários locais diferentes do corpo ou da própria moto, buscando sempre um diferente angulo em movimento.


É mandatário ter um pacote de baterias reservas - pois uma só de longe não da conta dos longos trechos de pilotagem e filmagem.

E foi também muito útil o controle remoto, sendo que eu o adaptei na manete esquerda da Cavala facilitando muito os Plays / stops nas filmagens durante as pilotagens.

De maneira em geral funcionou muito bem, ressalva somente para alguns travamentos que vez ou outra me obrigavam a tirar a bateria e religar.


OUTROS ELETRÔNICOS:

IPOD: amigo inseparável. Nele carreguei mais de 30GB de músicas com varias playlists - que ficaram continuamente e aleatoriamente tocando na minha cabeça. Usei ele wired (com cabo) conectado direto no scalarider.

NOTEBOOK: Modelo Sony vaio - modelo parrudo em capacidade de disco e processamento, porém bem fino e leve. Usei bastante ao longo da viagem como repositório de fotos e vídeos; usei nas edições de vídeo; e usei para fazer pesquisas e adaptações ao ao nosso roteiro durante a viagem - usando SW mapsource da própria Garmin.

IPAD: usei muito na edição dos textos que publiquei no blog - estava sempre a mão, e por vezes eu o abria nas paradas ao longo da estrada. Usei muito para olhar e reservar hotéis via booking.com


ADAPTADOR DE TOMADA: parece piada este item aparecer aqui com destaque, mas fato é que esta simples pecinha de plástico teve uso diário e intenso, sendo muito importante ao longo de toda a viagem. Levei do Brasil 2 plugs destes com saída de pino redondo - pois atendem ao Brasil, Chile e Argentina.


(CONTINUA EM UM PRÓXIMO POST)


3 comentários:

  1. Fala R.G.,
    Tô aqui cruzando as informações com o meu planejamento e as dicas estão sendo muito úteis. Agora sigo correndo contra o tempo... muita coisa pra fazer e pouco tempo para executar. Vamos ver no que vai dar :-)
    Logo logo posto aqui algumas dúvidas e a medida do possível gostaria da sua opinião, ok!
    Super abraço,
    Guilherme

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    Respostas
    1. Fala Guilherme! ...ta chegando a hora de vcs! Conte com nosso total apoio! ....essa semana estarei postando mais dois textos sobre os bastidores da viagem... Espero q ajude. Gde abraço!

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  2. Deve haver algo errado no seu scala rider G4. Consigo conversar tranquilamente mesmo a 200km/h. Às vezes, instalar os fones diretamente da cavidade apropriada do capacete faz com que fiquem muito distantes dos ouvidos. Por isso, instalei-os na beirada da espuma, deixando-o colado nas orelhas sem, contudo, incomodar.

    Parabéns pelo seu blog!

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