terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Atacama - 21o dia - Joinville/SC - SP (Último Dia)

São Paulo, 4 de Dezembro de 2012

############################

Trajeto: Joinville/SC - Casa/SP (via BR 101 e BR 116)

Distancia do dia: 523km

Tempo Pilotando: 7 horas (9:00 as 16:00)

############################

Hoje foi um dia diferente. Afinal, pressionei na Zuleica pela última vez nosso roteiro do dia. Só que desta vez cravei o botão "casa" - "...estamos a 523km de distância", ela me respondeu segura. Grande e valiosa amiga! Depois da Cavala ela foi a segunda criatura mais importante da viagem sendo responsável por todas as direções, localizações dos postos e hotéis. Precisa, segura, quase que perfeita!

Rodamos o total de 9.700km entre SP - Argentina - Chile - Uruguai - SP.  E desacostumados com o barulho da cidade grande entramos na selva de pedras às 16:00 e rumamos direto para uma churrascaria para nosso almoço e brinde final.

E você quer saber qual o lugar que corremos mais perigo ao longo de 21 dias ?

...justamente hoje e ontem quando navegamos entre a BR101 e BR116. Mar de Caminhões ! Mar de fechadas, muita gente mal educada, óleo na pista, e por ai vai. Estas estradas cheiram a risco e tragédia - e nelas tudo pode acontecer.

Ontem no meio da BR 101, a 140km/hr o susto veio de um colchão voador que se soltou do carro a frente. Ele decolou a uns 15 metros de altura antes de bater desengonçado no asfalto a minha frente. Deu para reduzir e desviar, mas se eu estivesse uns 7 ou 8 metros mais perto ou míseros 1 ou 2 segundos talvez tivesse sido derrubado e a viagem encerrado 1 dia antes por causa de um colchão voador (!?!?) ...parece piada.

Viajar de moto é fantástico, mas também vem no "pacote" uma serie de riscos pois afinal de contas estamos por horas e dias seguidos andando em um treco perigoso e por caminhos que por si só já são cenário de acidentes e dramas. E mesmo que você pilote de forma cautelosa e defensiva estamos sempre expostos, sempre sujeitos ao humor da estrada e do destino.

No começo da viagem comentei sobre um "imprevisto ocorrido". Vocês lembram?!

Foi nosso pior momento na viagem - sendo um acidente com um dos integrantes da outra dupla que nos acompanhou no começou desta aventura. O acidente se deu no norte da Argentina nas longas retas e em alta velocidade. A viagem deles terminou precocemente. Mas poderia ter terminado em tragédia. Graças a Deus o amigo Rodam ficou bem saindo somente com leves escoriações. Como ele mesmo mencionou no blog dele "...a moto e as roupas o dinheiro compra de novo, mas a vida amigo... essa ai não tem reload". Leia seu depoimento completo neste link http://www.by2ride.com/2012/11/ironia.html

Ajudamos no que podíamos, e depois de um tempo seguimos estrada rumo a nossa viagem em silencio tentando maturar todo o ocorrido. Envelheci uns 10 anos com este episódio ! Afinal sentimos no sangue a sensação do romance que envolve uma viagem de moto se transformar em drama.

E este episodio - tenham certeza - contribuiu para que colocássemos hoje os pés inteiros e intactos em casa. Pois nos serviu como um marco, sendo sempre lembrando nos mantendo no trilho e em alerta mesmo quando a estrada nos convidava a acelerar.


Escrevo estas linhas já sentado no sofá da minha casa, de banho tomado e barba feita. Devagar vou desarmando o "modo aventureiro" e religando o "modo urbano/modo trabalho". Dois mundos distantes, duas vertentes diferentes de mim mesmo que coexistem.


Como explicar o significado de uma viagem como esta para quem nunca montou em uma Cavala e acelerou em uma estrada que zera no horizonte a frente ?

Dois dias atrás ao pararmos em um posto na estrada perto de Florianópolis o frentista nos perguntou de onde vínhamos e eu expliquei todo nosso percurso. "Caramba, vocês vem de longe heim. ...mas por que vocês não vieram direto de Lages para cá pela BR ? ...seria muito mais rápido", disse ele. Tentei explicar a ele que "200km é muito pouco e desviamos nosso roteiro pois queríamos conhecer a Serra do Rio do Rastro..", falei já desistindo visto a cara de paisagem dele.

A verdade é que viajar de moto é dar valor ao momento presente, curtir o percurso, abrir mão de confortos, sentir a liberdade....  sentir os cheiro, vento, natureza - e todo este desprendimento te faz sentir-se vivo. Muito vivo!

Se você já veio acompanhando nossa história por aqui, talvez eu tenha conseguido te passar uma fração do significado através das fotos e vídeos. Talvez...

Hoje chegamos ao final de um projeto de um ano inteiro. Um belo projeto!

...e você quer saber o que vou fazer com a Cavala ? ...ahhhhh...  e ela está tão linda com todas as cicatrizes de uma longa batalha!!!

Mas não tem jeito amigo, com dó no coração vou dar um banho nela, e deixá-la limpa! ..pois afinal de contas ela já tem que amanhecer me levando amanhã para o trabalho e assim ficaremos ao longo de um ano inteiro.

Até !

#########

PS: Amigos motociclistas, aguardam os próximos post pois estaremos dando detalhes técnicos sobre o planejamento da viagem, performance dos equipamentos, consumos, etc.


#########

O brinde final em uma churrascaria já perto de casa


Valeu Amigos do prédio pela recepção !!! Saudade de vocês !!


...um dos momentos mais aguardados da viagem!






15 comentários:

  1. Parabéns companheiros !! Foi uma delícia acompanhar os relatos da viagem. Também estou amadurecendo um projeto parecido.
    Aguardo os detalhes técnicos da viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Amigo. Estou montando o post & video com detalhes da viagem.. nos proximos dias publico ambos.. gde abraco

      Excluir
  2. R.G. Acompanhei toda a jornada desde o início, saboreando cada passagem com alegria e as vezes ansiedade quando os posts demoravam a aparecer. Obrigado por compartilhar tudo isso com a gente. Fico imaginando como deve ser difícil depois de um dia rodando ter ânimo e inspiração para descrever as melhores passagens do dia!
    Vou entrar em contato com vc para tirar algumas dúvidas para a minha viagem e assim cada um vai ajudando um pouco o próximo viajante.
    O texto acima é uma excelente reflexão sobre esse mundo das 2 rodas. Super parabéns!
    Um grande abraço de boas vindas e estamos de olho nos desdobramentos do seu excelente blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigos!! ta chegando a hora de voces... preparem-se para uma viagem inesquecivel! gde abraco

      Excluir
  3. Rodrigo e Richa, parabens pela aventura! Bem-vindos de volta! Foi muito legal acompanhar e torcer por vocês nesta jornada. Um grande abraço! Gustavo Cameira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Conterraneo!! Bom te ver por aqui!! Gde abraço!

      Excluir
  4. Parabéns para você e o Richa Xará!!! Muito bom poder acompanhar essa viagem, mesmo não podendo estar presente. Ficava ansioso algumas vezes pelas postagens e pelas fotos que demoravam a chegar. Cada dia mais estou lendo e me interando sobre o mundo em duas rodas....e praticando, claro! Só quem viaja de moto sabe o prazer que é, e você conseguiu demonstrar isso muito bem ao longo do blog. Mais uma vez parabéns irmão, principalmente por ter corrido tudo bem, pois estávamos na torcida e na certeza disso aqui! Grande abraço do Xará de Nikit.

    ResponderExcluir
  5. E isto, aprendemos com os erros, nossos ou dos outros, para podermos ser melhores e não repeti-los.
    Grande viagem, parabéns. Agora é segurar a ansiedade para a próxima.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo pelas orientações e por nos acompanhar até aqui! gde abraço

      Excluir
  6. Juanzito e Richa!!!
    Acabei de chegar ao fim da viagem... acompanhei cada post e vivi cada foto publicada como se estivesse viajando lado a lado com vocês!
    Parabéns pela realização desse Projeto, que teve 1 ano de muito esforço e preparação... e Parabenizar também as mulheres dos dois... quanto amor!! RACHEL e BIA... vocês são guerreiras!!
    Mesmo de longe e com saudades, mando um grande beijo aos dois e obrigado pelo blog, pois assim fiquei muito feliz de poder "viajar", mesmo de longe, com vocês!!

    Da terra de Don Quixote...

    Juan

    ResponderExcluir
  7. Meus parabens a voce RG e ao Richa por esta viagem fantastica. Encontrei seu blog ontem e devorei seu relato todo, desde os preparativos. Sei bem do que vc esta falando em suas considerações finais, pois tive esta mesma sensação quando retornei da minha viagem ao Atacama em dezembro 2010.
    Nossa viagem foi muito parecida com a de vcs, mas eu voltei pelo Passo de San Francisco ao invez do Paso Agua Negra (tão bonito e tão dificil quanto)
    E como minha amada esposa diz no nosso blog: o universo conspira a nosso favor quando estamos em busca de nossos sonhos e fazendo a coisa certa, da forma certa.
    Agora que vcs foram contaminados pelo virus da Moto-Aventura não vão mais conseguir passar muito tempo sem planejar alguma grande viagem...
    Quem sabe um dia desses a gente se encontra pelas estradas dessa nossa linda America do Sul?
    Abraços,
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jorge! Concordo 100% contigo e com sua esposa!

      ..já estamos pensando no nosso projeto 2013 e estamos 100% aberto a sugestões! gde abraço

      Excluir
  8. Parabéns colega pela viagem.
    Sou Heber Daniel, Palhoça/SC e a 2 anos estou planejando uma viagem deste tipo. No meu caso vou para Cuzco e Nazca (Conhecendo também o Salar de Uyuni, Lago Titicaca, Estrada da Morte "coroico", mais ainda não decidi se voltarei pelo Brasil ou pelo chile e sul da Argentina. Tenho algumas dúvidas sobre as estradas de lá (san pedro Atacama, salar de Uyuni, falta de combustíveis, hoteis, etc...) e desse passeio farei um documentário (tenho uma produtora). Se puder me enviar seu email e puder tirar algumas dúvidas, vou agradecer muito. Abraço.

    email: hd@heberdaniel.com.br

    ResponderExcluir