terça-feira, 16 de outubro de 2012

GPS Garmin Zumo 660 e suas facetas

São Paulo, 16 de Outubro de 2012

Nesta reta final de preparação vou dividir com vocês alguns aprendizados que tive sobre os principais acessórios / eletrônicos que estou usando bem como falar também sobre a manutenção/revisão final da Cavala.

No último post falei sobre a escolha dos pneus, você leu?  Hoje vou falar sobre o uso do GPS Garmin Zumo 660 e suas facetas.

Já sou usuário deste aparelho há mais de 4 meses com uma boa carga horária de pequenas viagens e bate-voltas acumulados. Confesso que até pouco tempo atrás estava um pouco decepcionado com ele seja pela “complexidade” de montar os roteiros, seja pela baixa precisão do mapa da própria Garmin - mas na verdade, tudo tem a ver com meu (baixo) grau de conhecimento. Afinal, foram inúmeras situações em que o bichano me deixou na mão não encontrando estradas ou me levando por caminhos mais distantes.

Semana passada decidi me embrenhar google adentro lendo, me informando, pesquisando em fóruns de discussão e coisas do tipo. Depois coloquei em prática os novos ensinamentos nesta última viagem ao Sul de MG. Eu diria que meu grau de conhecimento saiu de “calouro-prego” para “calouro-senior” e fato é que depois deste upgrade, melhorou muito a usabilidade e por consequência minha opinião sobre o bichão!  Enfim, vamos as lições aprendidas:
  • Não gaste seu dinheiro comprando nenhum mapa!! Eu fiz esta besteira e comprei o City Navigator® South America NT. Ele é incompleto principalmente quando você trafega por estradas secundárias /estradas de terra (testei pelo Sudeste do Brasil, em trechos por RJ, SP e MG);
  • Entre aqui http://www.tracksource.org.br/  - e baixe o mapa TRC-Brasil gratuitamente. Muito bom!;
  • Tracksource é uma organização sem fins lucrativos que vem agregando milhares de usuários visando aperfeiçoar os mapas e coisas do tipo. Imagino que deva ter alguma universidade/instituto de pesquisa por trás desta org, mas não estou seguro. Fato é que o mapa é muito bom, muito preciso e rico em detalhes;
  • O equivalente que cobre Argentina/Chile/Uruguai você acha no seguinte site: http://www.proyectomapear.com.ar/. Este mapa aqui, por motivos óbvios ainda não testei. Mas em menos de 40 dias vou poder tirar minhas conclusões;
  • Ambos os mapas, você precisa instalar usando do SW da própria Garmin – MAPINSTALL. Importante ressaltar que estes mapas são quebrados por região, e se faz necessário instalar cada região em separado, conforme sua necessidade de uso;
  • Uma vez instalado, passe a montar seus roteiros via MAPSOURCE (outro sw nativo da Garmin), sempre optando pelo mapa que você irá usar no momento. Monte no micro, estude, simule, mude, divirta-se e depois baixe para o GPS. Funciona muito bem!;
  • A última dica: no seu GPS, sempre habilite 1 mapa por vez. Na configuração dele você tem como clicar nos mapas a serem disponibilizados. Se você escolher mais de um mapa cobrindo a mesma região.. ele se perde/se confunde;
  • Por fim, qualquer dúvida, mergulhe neste fórum que com certeza você vai encontrar sua resposta: http://www.portalgps.com.br/

·         Divirta-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário