domingo, 3 de junho de 2012

SP – Campos do Jordão

São Paulo, 3 de Junho de 2012.

Acordei no sábado acelerado... Não na moto, mas sim em casa tentando organizar a zona que meus filhos estavam fazendo. Meias para um lado, brinquedos para outros, lá fui eu pisando e tropeçando em cabeça de boneco e pé de sapato para tentar dar ordem ao caos.

Você tem filhos ? Pois eu tenho 2.... lindos por sinal - acho que já falei rapidamente sobre eles em algum post mais atrás. Mas dão um trabalho dos infernos às vezes, heim! Tenho uma tese sobre isso inclusive – anote ae pois é profunda: “Quem tem um não tem nenhum; quem tem 2... tem 4, acima disto... pule pela janela!”. Gostou?

Pois é. No meu caso vale a tese do quem tem 2 tem 4, pois um agita o outro e o caos se instala em segundos.. como se fossem 4 crianças zoneando, entendeu ?  Pois assim amanheceu meu sábado. Uns gritos pra cá, uns berros pra lá.. e duas horas depois, todos prontos devidamente acorrentados na cadeirinha no carro para pegarmos estrada. E é claro que negociei meu alvará antecipadamente e minha esposa foi de carro.. e eu com minha Cavala! Que espetáculo! Minha mulher é parceira mesmo (Valeu amor!! Obrigado pelo seu sacrifício e esforço para me proporcionar estes momentos!).


Nosso destino foi pela Ayrton Senna e Carvalho Pinto rumo a Campos do Jordão – cidade que fica cerca de 200km de SP. Trajeto perfeito para testar meus novos acessórios e tirar mais conclusões e acumular mais experiências.

Fui pela 1ª vez com a câmera GoPro Hero 2 colada no topo do capacete - e regulei ela para tirar uma foto a cada 30 segundos. Muito bacana este recurso. Começamos bem pela Marginal Pinheiros e Tiete.. com umas 150 fotos de transito grosso, asfalto e paisagem cinza de cidade grande. Legaaaaaal heim! Mas logo que entramos na Rodovia Ayrton Senna onde o visual começaria a melhorar explodiu um inseto na cara dela e todas as 250 fotos seguintes saíram manchadas de restos nojentos de bicho morto – igual a estes que estouram no retrovisor do seu carro e você termina de melecar espalhando com limpador de parabrisas. E como sou calouro é claro que somente percebi a cagada quando cheguei no meu destino final. Legal heim?! Resumindo, compartilho com vocês meu primeiro grande aprendizado usando esta bela máquina: quando for usá-la.. lembre-se de limpar o visor de tempos em tempo. Caso contrário suas fotos correm o risco de saírem como as minhas. Dê uma olhada no repertório...

No início do percurso, entrando na Marginal Pinheiros..


Transito pesado, sabado de manhã... coisas de SP.

Parando no Frango Assado da Ayrton Senna.
Até aqui.. as fotos saíram razoáveis (apesar do visual cinza da cidade).


Depois do inseto acertar a máquina.. todas as fotos ficaram assim..


Ta vendo o safado no meio da tela? ...valeu o aprendizado!!

Tenho também uma segunda tese que testei e esta sim funcionou que foi uma beleza. Diz respeito a melhor forma de pagar o pedágio. De carro, ok. Moleza... tem até o Sem Parar. Mas de moto amigo, é uma trabalheira danada, dado que você esta todo equipado, lacrado a vácuo e com luvas que te tiram a sensibilidade dos dedos. Fiquei observando outros motociclistas.. e o tempo de cada um era looooongo em todo procedimento de parar, tirar luvas, abrir jaqueta, pegar carteira, pagar, pegar troco, lacrar tudo de novo, colocar luva, etc.  E a Rod Ayrton Senna tem uma meia dúzia de pedágios.. faça só as contas do tempo e da trabalheira neste simples procedimento.

Bom, eu inovei e testei uma tese simples: Levei uma caixinha de óculos (vazia) somente com moedas e notas pequenas. E guardei esta caixinha dentro da mala de tanque (na minha frente). Logo sempre que eu parava no pedágio não tirava luva nem nada.. somente entregava a tal caixinha fechada para a atendente .. e ela abria pegava o que queria e pronto. Show. Os pit stops foram dignos de fórmula 1.

Terceira conclusão que tirei diz respeito ao GPS: foi também a primeira vez que usei meu Garmin Zumo 660. Na ida, fui sem conectar o áudio via bluetooth, e mantive minhas músicas via iphone pelo Scala Rider. Neste caso, pouco olhei para o GPS.. dado que em alta velocidade qualquer distração se torna perigoso. Já na volta (dia seguinte) liguei o som via bluetooth e a mulher foi falando no meu ouvido o caminho inteiro toda hora interrompendo minhas músicas, conclusão: chato para Caralhusss !

Logo minha recomendação sobre o melhor uso é o seguinte: na estrada, desligue o áudio do GPS.. e se informe previamente sobre os principais pontos do percurso. E vez ou outra você da uma espiada na tela dele para conferir.  Mas quando chegar dentro da cidade (quem tem milhões de detalhes, quebradas e cruzamentos), ai sim ligue o áudio pra chata  poder ir falando na sua cabeça a cada metro e esquina. Outro coisa, esquece ouvir música conectado via GPS..  é muito ruim o som, não me pergunte o porque. É qualidade de rádio AM (bosta!). Muito melhor parear seu scala ride direto com seu Iphone.. pois ai sim você terá uma boa qualidade no som.

Testei também a melhor velocidade cruzeiro para Cavala. Como fui sozinho e a estrada é fantástica, experimentei cruzeirar em várias velocidades e tempos.. buscando o melhor conforto. Resumo para vocês em poucas linhas:

- De zero a 100 km/hr..  “bebezinho engatinhando”. Não rola.. corre o risco de você cair da moto pois dormiu em uma curva;

- de 100 a 120km/hr ... “hora de alongar as perna e esticar o corpo”. Boa velocidade para esticar o esqueleto.. mas como cruzeiro também é sonolento;

- de 120 a 140km/hr..  “velocidade de jumbo cruzando atlântico em céu de brigadeiro”. Estável, confortável e com pouca turbulência.. Perfeito!

- de 150 a 180km/hr...  “é como ir para academia e começar a malhar braços, ombros e pescoço”. A turbulência no capacete é crescente e tamanha que sua musculatura fica travada tentando manter teu crânio no lugar.. pois caso contrário corre o risco dele ser arrancado do pescoço com a força do vento. Logo, minha opinião é que nesta velocidade somente em alguns poucos momentos (tipo ultrapassagens).. mas não rola por tempo seguido. Muito cansativo (além de perigoso, obviamente).

Enfim, para fechar.. compartilho abaixo as poucas fotos decentes que salvei do fim de semana. As duas primeiras são dos demais momentos fora da moto.. curtindo o Fim de Semana em Campos do Jordão com os amigos e família. Já as 3 últimas salvei via GoPro, no domingo de manhã no retorno para SP. Limpei bem a lente da câmera antes de sair mas a alegria durou pouco dado a pouca bateria a máquina.. (só deu tempo da máquina bater 3 fotos, logo depois ela apagou). Valeu o aprendizado! 


Esta ai as minhas figurinhas amadas. Olhando assim da para
imaginar tacando o terror em casa ?

A noite em um Fondue na casa dos Amigos Juscelino e Regina.

Obrigado, Jussa & Regina, por nos receberem em sua casa de Campo!!
Vcs são dez!! Alto astral, grandes amigos!! Obrigado! Foi fantástico!!


(GoPro) Domingo de manhã,  pegando o caminho de volta para SP

Repare como o painel da Cavala ficou
bacana com o Garmin instalado..


Descendo a serra..



2 comentários:

  1. Sensacional o seu post e seu blog... vc escreve muito bem! Deveria divulgá-lo..é muito divertido! rs...Boa sorte na preparação, beijos pra todos aí!

    ResponderExcluir