domingo, 22 de abril de 2012

SP - Bertioga - Mogi - SP / com muita chuva!

São Paulo, 22 de Abril de 2012

Acordei cedo já espiando a janela na esperança de alguma sinal de sol, mas nada! A previsão do tempo acertou mesmo e São Pedro acordou muito mal humorado. Mesmo assim vesti minha bota, capa e calça de chuva (estilo motoboy) - e por volta das 7:30am já estava preparado para me lançar novamente na estrada.

Lembra que citei uns posts atrás que um amigo (Ricardo - mais conhecido como Richa) topou participar da viagem ao Atacama comigo ?! Pois então, ele pegou esta semana sua recém comprada BMW F 650GS 2008 e combinamos para hoje nossa estréia juntos. Nossa ideia era colocar as crianças na estrada para um bate-volta de 250km até Bertioga - como um pequeno ensaio da grande viagem que faremos. E óbvio que o tempo fechado não iria nos desviar do nosso plano, tamanha a secura e vontade de acelerar sem compromisso.

Debaixo de muita chuva nos lançamos cedo pela Rod. do Imigrantes para um rápido café da manhã no Frango Assado. Descemos a serra sob chuva e novoeiro e dobramos a esquerda rumo norte pela Rio-Santos. Paramos para um pipis e um lanche na pastelaria do trevo de Bertioga (parada obrigatória!) - comi fruta (para evitar ganhar +banha e não desviar do projeto saúde) - e ele como é magrelo, foi de pastel mesmo.

Nosso retorno se deu pela estrada que liga Bertioga - Mogi (bela estrada por sinal!) ainda sob chuva e nevoeiro, e depois pela Rod. Ayrton Senna. Às 12:30 pousamos em casa desestressados e com o contador zerado para iniciar a semana.

O passeio de hoje foi fraco de visual dado o tempo fechado, mas serviu sim como um grande treino para desmistificar um pouco a pilotagem sob chuva. Depois de quase 4 horas debaixo dágua me acostumei com o piso molhado e com a água na viseira e,  gradativamente fui substituindo o "medo" pelo respeito e atenção constante. Vim lento como uma caranguejola, é verdade, com velocidade cruzeiro abaixo dos 90km/h e mais lento ainda nas curvas buscando sempre manter a moto em pé. Afinal, tenho consciência de que uma simples desatenção ou deslize pode colocar por água abaixo meu propósito maior.

Confirmei também as impressões iniciais que tive sobre a trava de acelerador e o apoio de pé do protetor de cilindro (ambas da Motopoint). Gostei muito - me parecem itens fundamentais para grandes percursos agregando bastante conforto. Recomendo!

Por fim, um último comentário: a Cavala hoje bateu a casa dos 20.200km rodados. Estou com ela há menos de um mês e já rodei quase 2.000km entre estradas e cidade. Bacana. Estou avançando rápido no meu plano, acumulando "experiência" e aprendendo. Com quanto será que ela vamos chegar até a data da viagem ao Atacama ? Façam suas apostas...


Nosso primeiro treino juntos - como um pequeno aperitivo
para os 10.000 km que nos esperam


Parada na pastelaria do trevo de Bertioga. Desta vez, o point estava vazio.
Afinal, são poucos os aventureiros que topam sair do calor do edredom de domingo
de manhã para encarar uma estrada pesada com chuva e nevoeiro.

 
Os pés ficaram totalmente ensopados. Vamos precisar resolver este problema em
breve, com botas e calças mais adequadas.
Só de curiosidade, este pé ai é dele (do Richa) - já o meu é 44 bico largo.

 

Subida da Mogi-Bertioga. Gostei muito desta estrada.
Bonita, cheia de curvas, com bom asfalto.
Deve ser show em dia de sol.


Olha elas aí ! A dele - a F650GS eu considero (hoje) um dos melhores custo x benefício da BMW.
Bom motor, bom torque, boa estrutura, ABS - e já com um bom "deságio".
É como uma prima mais baixa da F800 GS. Bela Moto!


Parada para foto no alto da estrada - com vista para o nevoeiro.

Voltarei aqui em dia de sol.. hoje realmente São Pedro tá enjoado pacas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário