sábado, 7 de janeiro de 2012

Meus primeiros 300Km

Niterói, 6 de Janeiro de 2012.



Andei meus primeiros 300km nos meus primeiros 5 dias com minha nova motoca. Andei encagaçado - confesso.

Convidei um amigo de Niterói (Beto) - que também tem uma tenere 250cc - para ser meu "professor" neste início. Rodamos dentro da cidade - por Niterói - e nos aventuramos tb em pequenas estradas.

No meu 2o dia, fizemos um "bate-volta" Niterói - Maricá. Na ida,  passamos por trechos de asfalto e trechos de terra, ...e na volta, pegamos uma chuva intensa.  Experiência diferente. Cagaço grande no início, seguido de uma confiança progressiva.

Me sai bem (disse o "professor"). Me senti bem.  Fato é que não passei dos 90km/hr ..... afinal, o motor tava amaciando (e eu também).

Ficou claro pra mim, que esse treco é perigoso mesmo.  É uma sensação indescritível de liberdade e aventura - muito boa - , misturada (no meu caso) de uma boa dose de respeito e cautela. Ficou claro também como uma simples distração minha ou de um outro motorista por inverter de cabeça para baixo a minha vida e o rumo dos acontecimentos.

Gostei muito da motoca. Boa altura, com peso e motor muito adequados ao meu grau de conhecimento e experiência. É como um cavalo dócil, fácil de andar, que te ajuda muito a ir gradativamente pegando os macetes e aprendendo - permitindo inclusive, que vc cometa (pequenos) erros e besteiras.

Adorei também esse negócio de gastar 20 reais e rodar milhões de km. Maravilha.

Outra conclusão que tirei é que esse negócio de capacete aberto é só para rodar devagar pela cidade mesmo. Já na estrada, entrava vento por todos os buracos do meu rosto, sem falar na "zoeira" provocada pelo vento.

Comprei também meus primeiros acessórios - que entendi serem indispensáveis para diminuir (na medida do possível) o risco de uma eventual queda: capa de chuva, jaqueta (daquelas com proteção nos cotovelos, ombros e costas), luva e bota.

No meu 3o dia, sai para um passeio noturno.  Fiz de novo o tal "bate-volta" Niterói- Maricá pela estrada. Muito bom o vento no rosto e as estradas mais vazias. Por outro lado, a sensação de insegurança foi maior principalmente pela menor visibilidade dificultado perceber buracos e falhas na estrada. Me imaginei caindo com a roda da frente em um mega-buraco, e voando de cara por cima da moto... caindo rolando, pelo mato a dentro..... Jesussss ! rsss

3 comentários:

  1. Essa sensação é normal no inicio, eu tb imaginava um buraco e a moto travando a roda da frente e voando por cima dela huahuauhauhua! Mas, a sensação de ser livre é muito bom!

    Bons Kms pra vc...

    Wagner Luiz
    TenereClub

    ResponderExcluir
  2. E normal no inicio, mas essa atenção deve ser constante durante toda sua vida sobre uma moto, com o tempo vai relaxar e perceber instintivamente certas situações e vai saber corrigi-las com segurança defensivamente.
    Sobre buracos.. a minha tenere ja passou sobre tantos, sem um amasadinho no aro, é so manter a calibragem correta...
    Buracos em curvas e que me apavoram ate hoje. nem sempre e muito fácil corrigir a trajetória

    ResponderExcluir