quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Passeio show entre Niterói-Maricá

Niterói, 25 de Janeiro 2012
De novo São Pedro ajudou. Dia perfeito novamente. Céu azul, mar perfeito, nenhuma nuvem no céu, e uma ligeira brisa refrescante.  Hoje senti mais o calor.  A jaqueta preta protegeu do risco de queda, mas esquentou muito o esqueleto e alma.. me fazendo suar por dentro. Troquei de capacete também. Deixei o capacete “vagaba” de lado e parti para um HJC de R$450, bem melhor por sinal. Minhas orelhas e testa agradeceram.
Novamente me aventurei pelas praias e trilhas de Maricá.  Porém desta vez fui mais longe, até Ponta Negra – quase até Saquarema. Sempre por dentro, por caminhos alternativos a beira mar, sempre fugindo das estradas principais. Novamente meu amigo e “professor” Beto me acompanhou. Nos encontramos as 7:30 em São José do Embassaí, para um café da manhã em uma padaria. Pouco depois já estávamos nas trilhas beirando o rio, cortando trilhas até chegar ao mar. Que visual fantástico.  Me lembra muito o Nordeste brasileiro.. com suas dunas, mares infinitos e visuais “desérticos”.
Esta região, por incrível que pareça, é linda e ao mesmo tempo pouco desenvolvida e continua bem desvalorizada. Um visual incrível, um litoral show, porém uma infra (casas, ruas, bares, etc..) muito precário – esquecido pelo estado – e muito mal tratado pelas pessoas em geral. Coisas de Rio de Janeiro – coisas do nosso Brasil.  Mas este blog não é sobre política nacional e muito menos sobre avaliações imobiliárias... logo, vamos adiante.
Hoje nosso percurso foi de cerca de 100 km. Pensamos em ir até Saquarema, mas decidimos retornar quase chegando a Jaconé..  pois minha moto já estava com 1.020km rodados.. e o limite da primeira revisão é de 1.100 km – “senão você perde a garantia” (diz o cara da autorizada).  Logo, deixei uma folga para deixar a criança na Yamaha de Niterói, logo após o passeio.
Não tivemos nenhum imprevisto. Talvez o único fosse uma linha de pipa imensa enrolada na roda de trás da minha magrela.  Fora isso, o resto foi pura aceleração,  terra e muito visual. Sem susto.  To ficando cada vez mais abusado – diz meu amigo Beto.  O medo e receio já desapareceram há tempos – pelo menos neste tipo de terreno (terra batida/pequenas trilhas).  Experimentamos também avançar com as magrelas pela areia da praia: impossível. A bicha atola, e o pneu enterra de tal forma que somente descendo dela e empurrando para tirar do buraco. É claro que falta experiência do nosso lado. Mas com certeza também a Tenere 250cc não foi feita para este terreno. Me parece pesada demais e o pneu, obviamente, falta àqueles biscoitos graúdos para dar maior tração.  Fiquei com vontade de ter uma perereca mais leve e mais nervosa para me aventurar pelas dunas, mas isso fica para uma próxima etapa.
Encerramos nosso passeio às 11h30min, suados, sujos, famintos e inteiros. Uma chuveirada depois e pronto, alma lavada, contador zerado! Show! Que sensação boa! Hoje deixarei novamente minha magrela em Niterói e retorno de carro para meus afazeres em São Paulo. Agora, somente devo encontrá-la novamente depois do carnaval. Até lá, se tudo correr bem, estarei com minha habilitação em mãos e poderei fazer minha primeira viagem... vamos ver. Inclusive, falarei sobre isso - o Detran, e o seu processo idiota de adição de categoria de habilitação - em breve, em um próximo post.
Chega de lero-lero, e vamos abaixo a algumas fotos do passeio de hoje.


Início do passeio, de manhã cedo, com o sol começando a subir,
prometendo um calor de 35graus

Trecho entre Itaipuaçu e Maricá



Visual show entre Itaipuaçu e Maricá. A direita, o mar, a esquerda dunas..


Tentativa frustada de andar na areia.... sem chance de sucesso


Chegada em Ponta Negra - no pé do morro do Farol



As magrelas apreciando o visual



Farol de Ponta Negra - ponto final do nosso passeio


4 comentários:

  1. Ate hoje areia não e meu forte... Andei bem no barro, pedras, cascalho, mas areia... aff..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É rapaz.. até hoje nada é meu forte.... mas eu chego lá!!!

      Excluir
    2. Passeio legal para fazer. Teria como você me passar mais detalhes de como chegar no início do trajeto da estrada de terra até o farol? Moro no Rio de Janeiro, mas não conheço muito essa região.

      Obrigado,
      Jorge.

      Excluir
  2. Passeio muito bom! Já fiz esse mesmo trajeto de Itaipuaçu até o Farol de Ponta Negra, só que de bugre. Na volta paramos na lagoa de Marica e assamos umas sardinhas na brasa em uma churrasqueira que levamos. Vou programar para voltar, só que agora com a moto!

    ResponderExcluir