quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Planej. Viagem Atacama - Faltam 2 meses

São Paulo, 12 de Setembro de 2012.


Como em um bom livro, a gente vem avançando rápido para os capítulos finais desta história.

Por um lado, fico feliz em ver o grande progresso que tivemos em tão pouco tempo. Afinal de contas, há exatos 10 meses atrás nem andar de moto eu sabia.. e nem habilitação eu tinha -  e a idéia de rodar a América do Sul de moto em um “pulo” logo ali no Atacama parecia algo tão distante e descolado da minha realidade como se eu te falasse que vou cruzar o oceano em um barco a vela mês que vem.

Mas uma a uma as atividades do nosso planejamento vem sendo realizadas... e como um triturador de carne a gente vem moendo cada etapa... “o roteiro”, “o skill”, “a moto”, “os acessórios”, “as roupas”,”a edição de vídeos”,  “a preparação física”, e por aí vai... restando bem pouco a fazer.

A data de partida já está cravada para o dia 14 de Novembro de 2012.  Meu parceiro já está definido - é um amigo de infância - o Richa e sua BMW r1200GS - irmã da Cavala.

E nosso "projeto" já até ganhou "logo-marca".. que já virou adesivo e foi parar colado nas malas das Cavalas... 

Criação do Richa. Valeu Parceiro !!


Temos juntos revisado/detalhado nosso roteiro bem como aprimorado nossa pilotagem e afinando nossa parceria nos inúmeros passeios quase todos os finais de semana (você tem lido os últimos posts?). 

Já são mais de 20 bate-voltas nos últimos 4 meses onde acumulamos quase 10.000km rodados. Desmiuçamos cada pequena estrada de SP – e desbravamos vários trechos há muito esquecidos pela maioria dos paulistanos. E tem sido nestas pequenas aventuras que – além de “zerar o contador” e “recarregar as baterias”- a gente vem testando os equipamentos, vem experimentando.. ajustando nossos planos e próximos passos, bem como gradativamente acostumando nosso esqueleto a ir sempre um pouco mais além.



Independente do desfecho final desta história chegar até aqui já valeu muito a pena! 

Afinal, quantos lugares legais.. quantos momentos, quantos passeios..  e quanto gente bacana conhecemos ! Valeu!

Vez ou outra me vejo com uma “pontinha de pena” dado que o tempo vem galopando rápido como a Cavala, e tão rápido quanto ela... sei que o dia da viagem se aproxima e em um piscar de olhos todos os acontecimentos vão correr e já já as lembranças da bela viagem ficarão também pelo retrovisor – como tudo na vida. Desculpe aos amigos pelos devaneios e pela filosofada...   faz parte.

Desculpem também pelo post um pouco mais longo..  mas vez ou outra me perguntam a quantas anda nossa preparação, logo decidi compartilhar um pouco mais de detalhes sobre cada capítulo:


(1) ELETRÔNICOS & ACESSÓRIOS: 95% concluído

Já estamos muito bem servidos dos eletrônicos necessários: GPS, Camera Gopro, comunicador Scalarider, iPhone/iPad/iPod, notebook, playlists... Neste quesito nossa pendência se resume a cada vez saber usar melhor esta parafernália - o que naturalmente vem ocorrendo em cada viagem e em cada passeio. Falta também alguns suportes adicionais para GoPro visando enriquecer um pouco mais os ângulos das filmagens.


(2) ROUPAS & EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO: 100% concluído

Outro importante capítulo. Até então, todas as roupas e acessórios que usava nos passeios e pequenas viagens eram simples e inadequadas para uma longa viagem. E para resolver isso fiz uma compra meses atrás via internet em um site alemão (fc-moto.de). As tralhas já chegaram - depois de uma espera de quase 5 meses.... e um baita paulada nos impostos. Eta país ineficiente!  ...eu deveria ter feito um bate-volta nos EUA... sairia mais barato! Ahh se arrependimento matasse...

Quanto ao capacete, depois de experimentar vários e de muita dúvida, acabei comprando um System-5 da BMW - semi-novo de um amigo. Ele comprou para usar em uma única viagem e depois ficou guardado em seu armário. Foi um boa oportunidade, bom pros 2 lados. Ficou muito bom... Mais leve e bem confortável.Você já deve ter visto ele na minha cabeça nas últimas fotos e vídeos publicados.


(3) SKILL / PILOTAGEM: 100% Concluído

Tem gente que anda de moto desde os 15 anos e decide ir para o Atacama depois de "velho". No meu caso, ando desde os 35 anos e vou aos 36 (garotão ainda, não é?!) .... Logo, corro para tirar o atraso e acumular o máximo de experiência possível.

Quem me vê hoje não diz que tenho menos de 6 meses de habilitação.... E que há poucos meses atrás eu nem sabia andar de moto. Eu mesmo vez ou outra dou gargalhada com meus primeiros posts meses atrás quando descrevi minhas primeiras impressões andando de moto (veja aqui:  http://minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/01/meus-primeiros-300km.html ).

Cheguei até aqui ileso, graças a Deus !!

E tenho na minha parceira Cavala uma amiga inseparável do dia-a-dia e dos passeios de fim de semana.. - já fazendo parte integral da minha vida, sendo extensão natural dos meus membros e neurônios. Acidentes podem ocorrer... faz parte do risco, mas me sinto muito a vontade hoje tanto na estrada quanto na terra.

Este progresso eu atribuo o sucesso a 3 frentes:

- usar a Cavala no dia-a-dia, faça chuva ou sol;
- as várias pequenas viagens e passeios - já acumulamos mais de 20 deles;
- os dois cursos de pilotagem da BMW (o ON ROAD e o OFF ROAD). Excelentes !

Daqui pra frente o plano é simples: manter o galope atual, acumulando o máximo de km possível nos passeios e pequenas viagens de fim de semana - apesar do que me vejo "pronto" para os 9.000 km que nos esperam.


(4) PREPARAÇÃO FÍSICA: 90% concluído

A parte mais difícil deste capítulo já passou: perdi 10kg no total.

E me adaptei muito bem aos novos hábitos alimentares. O povo no trabalho passou a me sacanear pois hoje em dia faço minhas reuniões com minha "merendeira" do lado e vez ou outra como uma banana, maça ou suco no meio das discussões. Faz parte.

Como tenho feito posts específicos sobre este assunto (vide categoria "saúde"ao lado) vou ser breve:

- Falta 1kg para meu peso "target";
- e vou acelerar os treinos de fortalecimento muscular para aumentar minha resistência até a data da partida.


(5) MOTO & ACESSÓRIOS: 90% concluído

A cavala já esta esta 100% equipada, a única pendência neste quesito é a revisão dos 30.000km - a qual pretendo fazer 30 dias antes da viagem.

Todos os acessórios que coloquei na Motopoint se mostraram bem adequados (vide post: http://minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/04/passeio-ate-rio-claro-acessorios.html), não tenho do que reclamar.

O que tenho testado ultimamente é a melhor forma de organizar a bagagem e para tal tenho experimentado diferentes configurações nas viagens que tenho feito.

As malas laterais e topcase (mala central) originais da BMW considero item indispensável, mas vi também na GIFT (fabricante nacional) uma boa forma de baratear a viagem com itens práticos, resistentes e de bom custo beneficio. Da Gift eu estou uso a mala de tanque, bolsa interna (substitui a innerbag da BMW) e mala cilíndrica. Enfim, com tudo isto tenho quase um guarda-roupas sob rodas... E Minha mulher não vai ter do que reclamar! Assim espero!

Comprei também vários itens de emergência como cabo de guincho, cabo de chupeta, vacina para pneu.. um pequeno compressor e tralhas do tipo. Faltando somente a compra de um pequeno galão para gasolina reserva.


(6) FILMAGEM & EDIÇÃO DE VÍDEOS: 90% concluído

Este capítulo é mais uma "cachaça" e diversão a parte!

Minha ideia é ao longo da viagem colher muitas filmagens e ir publicando (no blog/youtube) ao longo do percurso... dividindo com você uma fração desta aventura.

E para tal, tenho me embrenhado também no mundo de filmagens e edições aprendendo estas facetas. Andei testando alguns softwares de edição e me empolguei muito com o Pinnacle Studio - simples, prático e ao mesmo tempo com ótimos recursos.

Criei um canal no youtube de nome "minhamotoeeu" e logo após cada passeio que faço eu edito o vídeo e jogo lá o produto final.  A cada "edição" testo novos recursos e efeitos.. e o resultando tem sido progressivo.. e divertido.  Já são mais de 10 deles..

Se tu não viu nenhum.. veja agora! ...olha no canto direito do blog... e gire a barra de rolagem que você verá os links para o youtube.


(7) BUROCRA & OUTROS: 50% concluído

Este é um capítulo que provavelmente devemos resolver 1 mês antes da viagem. Meu passaporte, carteira de habilitação estão em dia. Estou tirando agora a carteira internacional. Já o seguro carta verde e a extensão do seguro da Porto Seguro já pedi a quotação mas somente vamos comprar na véspera. Sobre o roteiro, já estamos na 7a versão e temos um belo esboço do que nos espera.

É isso!




14 comentários:

  1. Parabéns meu amigo, este final de semana quem esta indo ver a minha cavala sou eu, estou no pique total correndo para me preparar, espero conseguir, novidades te falo. Se por acaso precisar de vc para ver alguma moto ai em Sampa posso contar? Abraços Fabio

    ResponderExcluir
  2. Fala Rodrigo... parabéns pela dedicação ao projeto... gostei da foto da cavala.. =)

    Abraços e boa sorte para ti e o Richa...

    ResponderExcluir
  3. Me atualizei hoje!
    Estou encantada com o projeto.
    Sobre seu poder de realização, este eu já conhecia.
    Como você disse, daqui a pouco serão só lembranças no retrovisor.
    Pois é, e como eu disse no meu blog: Enjoy the ride!
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Falta pouco meu amigo....Parabéns pelo seu foco e disciplina no projeto...Estarei por aqui torcendo e acompanhando os passos da sua caminhada....não esquece de levar a Cruz de Malta no peito...um abração.

    ResponderExcluir
  5. Salve meu chapa !!!!
    Parabéns pelo blog, pelo bons textos dos posts, pelo projeto e, principalmente, pelo espírito !! Este sim é o teu maior "drive" !!!
    Estou torcendo para que dê tudo certo nesta empreitada e ansioso para ver os vídeos da viagem...
    Forte abraço,
    Marcio Gropillo

    ResponderExcluir
  6. Voce vai entrar no Paraguai? Não é melhor ir por Barracão (PR cm SC)? Alem de ser mais fácil, voce economiza no roteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adriano,
      vou pelo Paraguai nao. Vou entrar por Foz do Iguacu.. e percorrer o norte da Argentina até Salta, Cafayate, Purmamarca, etc. Vou colocar em breve um novo post no blog com detalhes do roteiro já plotados no GPS. Gde abraço,

      Excluir