domingo, 2 de setembro de 2012

O Último Teste - de moto pela Serra da Mantiqueira & Serra do Mar

São Paulo, 2 de Setembro de 2012.

VEJA O FILME ==> http://youtu.be/x6g2sZUe0bM

Faltam 2 meses para data da partida! ...e faltava um teste final para mensurar o quanto estamos preparados  para tal empreitada.

Faltava estressar nosso corpo, mente e equipamento rodando dias seguidos por 6, 7 até 9 horas - por 500km a 600km por dia, alternando entre off-road e on road, como se estivéssemos exatamente em uma "perna" normal da nossa viagem com dias intensos e consecutivos.



Estava curioso para ver, principalmente, como acordaríamos no “dia seguinte” e se estaríamos dispostos a rodar +500km caso necessário. Será que nosso corpo aguentaria ?

Decidimos fazer este  "teste final" neste último final de semana, com partida sexta fim do dia e chegada no domingo à noite. Nossa idéia era seguir de SP até o RJ por caminhos alternativos - ora por serra, ora beira mar - evitando a Dutra. Tínhamos como pano de fundo o aniversário de 40 anos do meu cunhado (Carlinhos) que se deu neste último sábado a noite, em Niterói/RJ.

Inclusive... como o picareta do meu cunhado vez ou outra passa aqui pelo Blog.. aproveito para parabenizá-lo mais uma vez: “Valeu Rapaz!! Parabéns pelo 40 anos!! Foi show a festa! Espero que você tenha gostado do vídeo!!! E compra logo tua bichona para você nos acompanhar mundo afora! Gde abraço!”

Voltando ao enredo central....   Saímos na sexta fim de tarde em dupla a partir de SP (eu e Richa) e marcamos de encontrar com nosso parceiro Beto na porta de Penedo/RJ.


Ele - assim como nós - também curte bastante o mundo sob 2 rodas. Só que no caso dele..   tem resistindo bravamente à tentação de despencar conosco daqui para o Atacama. Afinal, como um bom recém casado ele ainda anda "sob cabresto curto" como bem manda o figurino. E é claro que ele vai negar esta tese se justificamento com um monte de bla bla bla...  mas deixa pra lá.  :))


Nosso primeiro pernoite se deu em Visc. de Maúa, cidadezinha pitoresca e meio “bichugra” que fica encravada na Serra da Mantiqueira quase na divisa entre RJ, SP e MG. Para quem não conhece (ou não se lembra), Visc. Mauá é aquela que fica no alto da serra da Mantiqueira depois de Penedo, colado a Itatiaia.

Fazia tempos que eu não pisava por lá.Você sabia que asfaltaram todo trecho de serra ? Ficou show! ..apesar do povo da região não ter gostado nem um pouco - “Pois vai acabar com o astral daqui... transformando isso aqui em cidade grande”, nos disse o dono do restaurante onde comemos uma pizza sexta à noite.



No dia seguinte (sábado), acordamos debaixo de um sol frio de 8 graus e partimos para um trecho de 3 horas de “offroad” pelas estradinhas de terra cortando a Serra da Mantiqueira pelo sul de Minas de uma lado a outro. Que espetáculo! Rios gelados, montanhas, vales, lagos, pequenos vilarejos, clima de campo, clima de fazenda, cheiro de café, de cavalo, de terra.. tudo de bom!

Suamos por baixo das jaquetas dado ritmo forte galopando em pé, e nem tomamos conhecimento dos aclives, declives e pedras pelo caminho.

Tenho que reconhecer que a Cavala me surpreende a cada dia! No asfalto ela já era dona do pedaço, mas a cada nova trilha e mais poeira levantada sou obrigado a reconhecer também que de fato esta bichona foi feita para dar a volta ao mundo topando qualquer parada!


Depois da terra, descemos novamente a serra cortando o mapa em direção ao mar cruzando a Serra da Bocaína pela RJ 149 - e anote aí! ..esta é mais uma para minha lista de estradas Perfeitas ! Belo trecho entre morros de muita curva e bom asfalto.

No início da tarde chegamos a Angra dos Reis e dobramos a esquerda seguindo firmes beira-mar rumo a Niterói/RJ pela BR 101. Chegamos no fim de tarde, depois de quase 9 horas de firme galope e brindamos o fim do passeio com um por do sol e 2 cervejas de cara para a baía de Guanabara, no alto da Boa Viagem.




Em Niterói, participamos da festa como previsto... com cerveja e vinho 0800 e fechamos o "dia" indo dormir quase 2 da manhã. Adoro festa 0800 ! Valeu cunhado !  :)

Acordei meio amarrotado no dia seguinte já reempacotando as coisas e abastecendo novamente a Cavala para seguirmos rumo a SP.

O esqueleto estava meio empenado, porém intacto. Mantivemos então o plano original e aceleramos novamente pela BR101 por todo litoral até Ubatuba, evitando novamente a chata da Via Dutra.

Dia show, tarde linda..  e 8 horas mais tarde e 600km depois, parei minha parceira na garagem do prédio em SP para depois de um banho quente, batucar estas palavras aqui no teclado.

Foram dois dias e meio de moto.. e quase 1.300km rodados. Este foi o Último Teste para o Atacama... e cá estamos, firmes e intactos, preparados para o dia seguinte.

Valeu!












3 comentários:

  1. Show o vídeo!!!
    Crianças e mamães: Depois do mirante do Gragoata voltamos de taxi....

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo, cara desde de o nosso papo no almoço com o Marcio aqui no Rio não paro de um dia de pensar na viagem, diariamente falo como o Marcio sobre este projeto e como vc esta levando tudo super planejado com certeza tudo dara certo. Acompanho sem seu blog e tambpem estou muito empenhado em fazer a viagem, porém fiquei meio deslocado de entrar no seu projeto de bicão e atrapalhar, estou vendo as motos e quase fechando a compra, novidades eu te falo. Já marquei as minhas férias para o mesmo periodo da viagem, que sabe rola, ou a gente se encontra no caminho. Abraços Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Fabio !!! Bacana q vc ta na pilha tb !! Esta viagem é um grande sonho!

      Bora marcar outro almoço no RJ para avaliar se os planos se esbarram...

      Gde abraço,

      Excluir