domingo, 15 de julho de 2012

Ensaio para o Atacama - passeio pela Região Serrana do RJ (Itaipava &Lumiar)

Niterói, 15 de Julho de 2012.

Encerrei a semana de trabalho no RJ de olho no Clima Tempo, torcendo para São Pedro segurar sua ansiedade.

Meu plano já estava bem traçado para mais um ensaio para o Atacama - desta vez junto com minha Esposa rodando 392km em dois dias pela região serrana do Rio de Janeiro, cruzando as principais cidades, com pernoites em Itaipava e Lumiar.

Saímos na sexta fim do dia e encaramos um transito dos infernos ao longo de todo percurso ate Itaipava. Inclusive, q bosta me dar conta de que o problema de mega-entupimento que ocorre nas grandes cidades (como RJ e SP) também afeta hoje cidades menores que antigamente eram reduto de paz e sossego.

Chegamos ao nosso primeiro destino (Itaipava) já ao noitecer debaixo de um bom nevoeiro e um começo de frio - mas nada grave. Nosso pernoite se deu na Pousada Quinta do Jade (http://www.quintadojade.com.br/). Está pousada é tocada pelos amigos Maurício e Zeca - ambos motociclistas - e fica entranhada em um belo vale no meio das montanhas a 10 minutos do miolo de Itaipava. Muito bacana. Valeu muito tb pelo vinho, tranqüilidade e bom bate-papo! Recomendo!

Partimos no sábado pela manha rumo à Lumiar, mas desta vez debaixo de um céu azul por entre nuvens e um sol meio encabulado. Seguimos pela BR 495 cortando os "fundos" da Serra dos Órgãos rumo a Teresópolis. Anote ai: BR 495! - é mais uma estrada para o meu hall das "estradas perfeitas"! Ela tem seus 35km de muita subida, curvas bem fechadas, asfalto zerado e um visual perfeito de montanha - bom para passear, desestressar e tirar muitas fotos.

Notei também que aos poucos as cidades da região serrana vem se recuperando das enxurradas do ano passado. Apesar de que ainda se faz visível alguns restos de desabamento em encostas e ribanceiras ao longo do percurso.

Do lado de "lá" da serra chegamos em Teresópolis e de bate-pronto seguimos rumo a Friburgo pela RJ 130 e na seqüência para Lumiar - nosso destino final do dia. Seguimos devagar... cruzeirando, cortando pequenas cidades, parando para experimentar o cafe e o pão do "interior", sem pressa de chegar, ouvindo muita música e vez ou outra "namorando" pelo Scalarider (comunicador).

Você conhece Lumiar ? Eu não conhecia... E gostei muito, inclusive. Me lembrou muito uma "Trindade da serra" (estive em Trindade semana passada.. Lembra? www.minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/07/adeus-sp-trindade-niteroi.html).

Pois assim como Trindade, Lumiar é uma cidade que preserva o clima de interior, simples, rústica, com ruas de paralelepipedo, casinhas com comércio de bujingangas e pequenos restaurantes... Uns caras tocando um violão aqui, outro ali. Bons cantinhos para comer um fondue ou uma pizza no forno a lenha. Ou seja, nota dez! Meu estilo. Acho que eu até moraria por aqui. (Minha esposa deve estar se remexendo na cadeira ao ler isso rsss...)

Ficamos hospedamos na Pousada Candeias (http://www.pousadacaminhodascandeias.com.br/) do simpático Hugo. Também cravada entre-morros, a Pousada fica na beira de um rio (que eu acho que traz a água do polo norte... Dado tamanha a friaca) e dispõe também de uma boa sauna, boa lareira, bom café da manhã e bom atendimento. Muito bacana. Recomendo tb!

Por estas bandas encontrei com uns primos de Niterói - o "casal Charlie!" - e passamos um dia muito agradável regado a muito vinho, violão, bate-papo e alto astral - e muitas gargalhadas relembrando histórias e casos passados.

Eles, assim como nós, também negociaram um "alvará" com os avós e estavam viajando em casal, sem filhos... Eta coisa boa! A diferença é que eles estavam de carro, e a gente na nossa querida Cavala! Bom também.. afinal... Alguém precisava trazer o violão, não é mesmo?! E por falar nisso, este é um dos meus grandes dilemas em viajar de moto... Preciso dar um jeito de amarrar minha velha viola junto das demais tralhas na bagagem!!! ...aceito sugestões!

O domingo amanheceu como nós, de ressaca e com cara de inverno, com chuva fina e nevoeiro. Foi nossa deixa para partir.. 

Arrumamos as malas na Cavala, reforçamos as vestimentas com uma boa capa de chuva e rumamos serra abaixo seguindo até Casemiro de Abreu e depois até Niterói pela BR101. E nem a chuva tirou a beleza da serra e o alto astral do passeio.. Muito pelo contrário, o nevoeiro terminou de pintar "o quadro" junto ao verde das montanhas, fechando um fim de semana nota dez!

Belo passeio! Belo fim de semana!

Acima de tudo fica a certeza de que em cada passeio avanço KMs na minha preparação para o Atacama e que, principalmente, minha esposa também vem se adaptando muito bem ao mundo sob 2 rodas - graças a Deus !

To até botando pilha nela para dar o ar da graça e colocar suas impressões aqui pelo blog... Vamos ver..


VEJA O FILME ==> http://youtu.be/ETqDGqLIHDM



Parada obrigatória na Casa do Alemão - na entrada de Petrópolis
para um café e um croquete

A Cavala ficou pesada com todas as malas, + mala extra acima do top case, + garupa.
Parei para regular a suspensão deixando-a mais firme e aprumada

Olha ela aí: BR495 - estrada que liga Itaipava a Teresópolis
+ uma para meu hall das "Estradas Perfeitas".


O asfalto está perfeito, recém reformado

e a estrada delineia trechos mais abertos com vista panorâmica, 
e outros entre-matas mais fechados

Apesar das pequenas retas, a vocação desta estrada é
para passear mesmo à baixa velocidade

Paramos na estrada em algum lugar entre Teresópolis e Friburgo
 para tomar um café e fotografar a Cavala.
Chegando em Lumiar


Essa aqui é a Pousada das Candeias.. nesta varanda a viola rolou solta à noite

Coisa linda!!



Este aí a direita é meu primo Charlão, violeiro de primeira.
Nesta foto estamos experimentando uma das cachaças da região


Lumiar.. e seu astral simples e "rústico". Gostei muito! Como falei no post acima,
me pareceu muito uma "Trindade da Serra"

As duas belas da viagem em uma das lojinhas de bujingangas - todas
 elas adoram isso, não é mesmo!


3 DIAS - 392km, passando por Itaipava,
Teresópolis, Friburgo, Lumiar e finalizando em Niterói

4 comentários:

  1. Rodrigão!
    Bela transcrição! Anima qualquer um a entrar nesse universo 2 rodas!
    Quem sabe um dia! Hahaha
    Abs
    Marcelo 183

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcelão!! Compra aí sua Magrela que sempre cabe mais um!! Gde abraço!

      Excluir
  2. Rodrigo, me amarrei no lance das pousadas...vamos marcar uma dessa aqui em SP. Como só sei andar de mobilete, vou de carro mesmo...Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pedrão!!! Tenho lido seu blog.. parabéns pelos recordes mundiais!! gde abr,

      Excluir