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Trajeto: S. Do Livramento/RS - Lages/SC, via BR158, BR377, RS332, BR153, BR285
Comentários (Pós-viagem): Paisagens de pastagens e fazendas, com boas estradas e bom asfalto. Foi uma boa opção de rota subindo o Rio grande do Sul pois evitamos em sua maioria o movimento de cargas & caminhões.
Distancia do dia: 805Km
Tempo Pilotando: 12 horas (8:00 as 20:00)
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Estamos em Lages, em Santa Catarina. E tivemos um dia bastante longo cruzando o Rio Grande do Sul de Sul a Norte. Cansados, porém intactos - viemos sem sustos.
Interessante como viajar de moto desperta a curiosidade dos que você cruza pelo caminho - vários acenos, e muitos se aproximam curiosos para olhar as Cavalas e nos perguntar sobre nosso roteiro. Bacana perceber também a cordialidade e camaradagem que existe entre as diferentes tribos de motociclistas independente da região ou nacionalidade.
Hoje quando cruzamos por Santa Maria percebi no retrovisor um cara em uma moto se aproximando e se inclinando para falar com a gente... "Você precisa abastecer?!", ele perguntou meio que afirmando. "Me segue aqui!", complementou tomando a dianteira.
Se fosse no RJ ou SP talvez eu corresse dali com receio de assalto, mas o contexto pareceu realmente amigável e fomos seguindo o gaúcho.
Paramos em um posto e aos sorrisos ele se apresentou já mostrando sua camisa da última viagem ao Ushuaia em um papo descontraído como se nos conhecesse há anos.
"Em que estrada vocês estão indo?", e antes que eu complementasse a resposta ele já concluiu: " não.. não.. não... ta errado! Senta ai para um café pois esse teu caminho ta todo errado, vou te colocar no caminho certo, te tirando da rota dos caminhões!", disse ele.
Fato é que ficamos uns 45 minutos em um posto de gasolina, sentados aos papos sobre viagens e motos e em paralelo reprogramando nossa Zuleica para a nova rota sugerida. E realmente o caminho proposto nos tirou das grandes BRs e dos grandes caminhões, nos permitindo cruzar nosso longo percurso sem muito "sofrimento". Valeu pelas dicas, Jefferson! E qdo estiver por SP.. nos procure!
Mas o "sofrimento" em um dia de 800km é bem relativo.
E chega um momento em que seu esqueleto chega a beira do limite. E você torce de posição sobre a moto, estica uma perna, pilota um pouco em pé, muda de lado, pula para outra bochecha, senta no garupa... e assim vai buscando novas posições tentando fazer o sangue circular esqueleto adentro - mas verdade é que falta bunda para tantos KMs! (ok, desculpe meninas.. falta nádegas, ok?!).
E o barato do longo percurso é que os pensamentos vão pipocando meio que na tentativa de te ajudar a fazer o tempo passar. E entre um assunto e outro, me veio a lembrança de momentos engraçados desta viagem.
Temos na nossa parceria uma divisão clara de papéis e responsabilidades. O Richa, por ser Trader de profissão.. tem como responsabilidade tomar conta das finanças e câmbio da nossa dupla buscando sempre os melhores acordos e transações visando melhor liquidez e rentabilidade. Além disso, nas horas vagas, ele também tem como missão manter as viseiras e capacetes limpos dos vários insetos que nos atingem pelo caminho.
Já meu papel é seguir na "cabeça de ponte" da dupla - como os soldados da 2a guerra que iam na frente do pelotão desbravando território inimigo. Como consequência sou eu que tomo os "tiros e bombas" da estrada ao longo dos percursos.
Na prática significa que ele fica no file mingon e eu vou limpando o percurso dos insetos e animais variados que encontro pelo caminho. Vez ou outra espanto um Angrybird, alerto um bezerro, e óbvio.. desbravo e aviso sempre os buracos, óleos, pardais eletrônicos e areias pelo caminho. É.. ele me deve muita cerveja !
Brincadeiras a parte, mas este papo de ir na frente já me rendeu alguns "quase" tombos: primeiro logo apos a travessia do Paso, já no asfalto vinhamos acelerado e a estrada meio que acabou de repente transformando-se em um canteiro de britas.. pulamos no embalo e a Cavala rebolou para um lado e eu para o outro e os Santos protetores chegaram no momento decisivo nos retiraram da inclinação derradeira nos permitindo seguir viagem.
Segundo foi cruzando um pequeno trecho molhado sobre a pista.. quando passei em 2a marcha devagar - mas mesmo assim a cavala sapateou pelos cascos dado o limo no piso. E a terceira, foi um quase chão (de cara) dado areia em uma curva - sorte que estava devagar e deu para por o pezão no chão reequilibrando a bichana.
E em todos os trechos o picareta do parceiro logo após os episódio se aproximava tranquilo me chamando pelo comunicador e me perguntava: "...como você conseguiu rebolar com a Cavala daquele jeito em um trecho tão fácil ?" - meio que tirando sarro do episodio.
Mas em Mendoza e fui as forras!
Passamos por um dos trechos mais "desafiadores" de toda viagem !! ..a entrada da garagem subterrânea do Hotel em Mendoza !!! Um inclinado brabo ladeira abaixo que zerava em uma pequena portinhola em curva para esquerda. Era meio que uma entrada de serviço do hotel para receber caixas e coisas do tipo - nada parecido com uma garagem tradicional.
Mas quando percebi ele já havia tomado a dianteira e começou o ladeira abaixo. Cheguei a pensar em pegar a gopro para iniciar a gravação da vídeo cacetada - mas não deu tempo. Eis que ele desce meio bambo na ponta dos pés - como uma bailarina perneta - e acerta em cheio a porta da entrada da garagem com a mala lateral da Branquinha. Balançou meio prédio !! ..a moto sacudiu para os lados e seguiu com com a mala amarrotada. "Putz !!!! .. perdi esta filmagem!!", foi o que me veio a cabeça. Mas somente falei isso pra ele horas depois em respeito ao seu sofrimento.
o camarada gente boa que nos parou para dar dica do melhor percurso pelo Rio Grande do Sul |
A chuva mais uma vez cismou em nos rodear se limitando a poucos pingos sobre nossas viseiras |
Mais um belo por do sol na estrada, já chegando em Lages/SC |
Mais Angrybirds. A Cavala abriu larga diferença de 5 X 2 no nosso placar. Só hoje foram 3. Um no farol, outro nas canelas e o terceiro no protetor de punho. |
Richa e seu serviço de limpeza |
Fala Gangan...a novela esta quase acabando e você ainda não contou qual foi o imprevisto relatado no "Dia 3 - Porto Iguazu - Itaty/AR". Ou se contou, eu perdi algum capítulo.....Não esquece de desfazer esse segredo...Um abraço,
ResponderExcluirFala Pedrao!! caramba.. tu ta atento ao enredo heim! vou contar os detalhes no post de hoje. gde abraço!
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