"Experimentei" (digo, "montei") em todos os estilos... desde os mais "tiozão" às mais "nervosas". Não fiz test drive em nenhum. Afinal, nem carteira tenho ainda... (e nenhuma loja me permitiu rodar sem carteira).
Neste momento, vc leitor deve estar se perguntando que espécie de idiota ou louco eu sou. Para diminuir um pouco esta impressão, é bom explicar que já andei uma ou outra vez de moto.. ja me aventurei (uma vez rsss) com moto de trilha no meio do mato e já peguei emprestado a moto de um amigo para umas voltas por dentro de um condomínio. Ou seja, apesar de não ter experiência de pilotagem (e não ter carteira), não sou um completo "prego". Sou um "calouro" que sabe o básico.. que sabe tirar a moto do lugar.. e que ja andou umas 3 ou 4 vezes por ai. Fique tranquilo, pois tenho clara consciência de que vou ter que gradativamente ir ganhando (muito mais) experiência antes de me lançar em uma aventura de tal porte.
Voltando a procura pela 1a moto... Entre todos os estilos, optei por pesquisar mais a fundo as Trails/BigTrails, na faixa das 600cc a 800cc, pois entendi que este seria o estilo mais adequado para longos trechos de asfalto e terra (rípio e coisa do tipo).
Vamos as minhas impressões (muito pouco técnicas) e as escolhas...
Achei a Kawasaki Versys linda.. nervosa, impactante. Porém achei ela mais estradeira (on) e muito pouco off. O preço na faixa dos R$33K e o seguro impraticável - na faixa dos R$4K. Desisti dela logo de cara, apesar de ser linda.
Gostei muito da BMW G650GS. Linda, bom motor. ABS... aquecedor de manopla..., completinha. Depois que nacionalizou o preço ficou interessante (R$29k). Seguro mais barato (na faixa dos R$1.5K). Não entendi o porque de um tanque tão pequeno (baixa autonomia), e tb achei ela baixa demais (pois tenho 1,85 de altura) - nela eu "chapo" os dois pés no chão.. e ainda sobra um bom espaço entre meu traseiro e o banco da moto. Me pareceu pequena, apesar de muito bacana.
Tive curiosidade de conhecer tb a prima da G650GS.. a tal do "sertão". Li a respeito.. porém ela ainda não estava disponível nas lojas. Mas pareceu ser interessante.
Um andar acima, encontrei a F800GS... coisa linda! Forte (800cc), boa altura, trilheira, estradeira, e preço caindo devido a nacionalização (R$42K). Lista de espera em todas as lojas.. muita procura.
Sem dúvida esta é uma forte candidata a ser minha companheira na tal viagem.
Descartei tb a Suzuki VStrom. Apesar de ver que em vários blogs, vários aventureiros rodaram a America do Sul com ela.. Sei lá. Não gostei do estilo.. (achei meio "pesadona" com design meio ultrapassado. Me perdoem os apaixonados por ela, mas gosto não se discute).
CONCLUSÃO: Para a viagem daqui há 12 meses... vou escolher entre a Tenere660, BMW F800GS ou BMW G650 Sertão (que ainda não vi de perto).
Porém, decidi tb, que nenhuma delas será minha primeira moto.
Optei (primeiro) por comprar uma magrela menor, mais leve, menor cilindrada, para que eu pegue o jeito... ganhe experiência e depois faça um upgrade. Pensei muito nisso.
Me imaginei tomando um "tombo de mané" dentro da garagem.. ou mesmo com a moto parada na rua.... e me vi puto da vida arranhando uma moto de R$40K de besteira. Logo.. decidi que vou começar a "brincadeira" com algum brinquedo na faixa dos R$12K.
Logo apresento aqui, a minha "Magrela".. a minha primeira moto. Minha amiga, ...quem vai me ensinar os primeiros passos, minha parceira das primeiras pequenas aventuras.
Comprei ela em 16dez2011. R$12.950. Na Yamaha de Niterói (Rio de Janeiro).
PS: Comprei.. mas nem carteira tirei ainda (minha esposa tá "P" comigo rsss)
Em breve, retorno com minhas primeiras impressões, e primeiras experiências com ela.
Ficaria entrea a tenere 660 e a Sertão... GS800 deve ter uma manutenção bem cara... mas e um motão.. se tiver bala na agulha para sustentar.. a GS800 e Top...
ResponderExcluirConcordo 100% contigo, rapaz. ....até meio do ano faço este upgrade... E até lá vamos namorando as opções. Gde abraço!
ResponderExcluir