Fui dormir sábado a noite (véspera do treino) com o Che Chevara na cabeça. Que belo filme o "Diários de Motocicleta", do Walter Salles. E que grande aventura!
Década de 50, dois grandes amigos, uma moto, nenhum dinheiro, nenhum planejamento, encarando de frente a sorte e o destino, rodando de ponta-a-ponta a América do Sul.
E foram sem cartão de crédito, sem GPS, sem iPhone, sem BMW, sem rastreador por satélite, sem garantias, sem capacete, sem Scala Rider, sem Go Pro, sem confortos, sem reservas, ... eles não tinham nada! E ao mesmo tempo tinham tudo! ...coragem, amizade, bondade, carisma, confiança, fé.. ingredientes fundamentais que ajudam a todos nós a encarar as adversidades que a vida nos impõe pelo caminho, não é mesmo?!
Este filme, além de reforçar minha inspiração para viagem ao Atacama, contribuiu também com um bom insight para o meu domingo de treino no BMW Rider Training OFF ROAD. Você já vai entender o porque...
Lembra há uns 2 meses atrás quando escrevi sobre o Rider Training ON ROAD ? (vide post http://www.minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/05/rider.html)
Pois então, no asfalto a grande preocupação foi "Será que vou cair ?". E este "incomodo" me acompanhou ao longo de todo o dia brotando lá do fundo do ego com uma voz que dizia "...vê lá heim rapaz... Não vá pagar mico!".
Mas no OFF ROAD foi diferente. Neste aqui amigo, o bicho pega ! E teu ego relaxa logo no início frente aos inúmeros obstáculos do dia fazendo com que você se "acostume" (na marra) com a possibilidade de ir pro chão. E a pergunta que resta é "..caramba!! Quantas vezes será que vou cair?"
Este curso é um pouco mais caro do que o on road, bastante justificado dado o uso intenso que fazemos das crianças. E assim como o outro, vale cada centavo! Se você é "calouro" assim como eu, te recomendo fazer primeiro o on road - onde vc vai aprender a fazer curvas, frenagens, dicas de pilotagem em geral, e depois fazer o off road, para aprofundar o skill inicial e conhecer outras técnicas específicas para terra.
Outra informação relevante.. vá bem equipado! Principalmente nos pés e pernas. No meu caso, fui de calça jeans, jaqueta e bota de cano curto - e me senti pelado/desprotegido ao longo do dia. Tomei algumas pancadas nas canelas, me deixando algumas marcas de batalha pós evento.
Brincadeiras a parte, o dia foi intenso e divertido, com uma boa dose de adrenalina na veia e (vez ou outra) misturada com cagaço no rabo também. Passamos o dia pilotando pelos vários tipos de terreno entre lama, trilhas, rio, areia, pedras, barrancos, troncos, declives, buracos, etc. Mas não se assuste, pois apesar do risco de queda iminente os tombos estão mais para engraçados do que perigosos.
E daí a inspiração com o filme do Che, pois tal como nele o dia de hoje foi repleto de tombos de todos os jeitos, pra todos os gostos. Teve tombo de mané, tombo arrojado, tombo de susto, tombo de medo, tombo seco, tombo molhado, tombo de lado, tombo parado, ...exatamente como no filme, onde os caras caíram a vontade de todos os jeitos e estilos.
A grande diferença é que no caso deles a motoca chega no meio do filme arrasada, restando abandoná-la pelo caminho. Mas no nosso caso, a impotente BMW r1200GS deu show e mostrou mais uma vez que realmente é osso duro de roer, pau pra toda obra, encarando todos os terrenos e todos os desafios. Impressionante.
Quer saber se eu caí também ? ...claro que sim! E depois do 3o chão eu relaxei e desisti de contar...
Mas em resumo: Foi um grande dia! Repleto de grandes ensinamentos e de boas novas amizades. E mais uma vez parabéns a BMW pela organização e alto nível do evento. Também não posso deixar de agradecer aos instrutores Pablo e Sérgio.... NOTA DEZ! Didáticos, simpáticos, enturmados, boa praça! Valeu!
Cheguei tão inspirados que resolvi fazer o filme abaixo. Acho que ele vai descrever melhor o dia do que qualquer frase ou palavra que eu rabisque.
Olá pessoal, segue o link dos vídeos que gravei no dia do treinamento off road.
ResponderExcluirEspero que gostem.
Abraços
Eder Sivers
http://www.youtube.com/user/edersivers?feature=guide