domingo, 24 de junho de 2012

Bug & Espera - BMW F650 GS

São Paulo, 24 de Junho de 2012.

Lembra que falei uns post atrás sobre a trabalheira que o Richa - meu parceiro de viagem - esta tendo com sua moto (F650 GS) ? Pois então, a criança (a moto) está na oficina há séculos na espera aguardando peças.. e depois de vários capítulos parece que a novela está perto do fim.

O Richa topou compartilhar conosco os últimos acontecimentos desta história.. e me enviou por email o texto que reproduzo a seguir.

Vamos lá...

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(texto enviado por email pelo Richa em 24/jun/2012)

Sim, ela (minha moto) é mulher e como tal sua fúria é implacável. Confesso:  tive uma breve aventura (no BMW Rider Training) e agora devo estar pagando pela traição. Não. Não estou confessando o inconfessável e inexistente.

Me refiro a minha F650 twin, minha escolha para viagem ao Atacama - futura companheira de viagem da estrela desta blog - a Cavala (R1200 GS). Os leitores devem estar lembrado do post sobre do BMW Rider Training (http://www.minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/05/rider.html) e minha experiência (e paixão passageira) com a 1200 GS - e por consequência a dúvida sobre a futura companheira de viagem.

Minha amada F650GS (a que esta internada em tratamento na Oficina)
 
No Rider Training, quando conheci a irmã da Cavala, a 1200 GS,
"traindo" minha parceira F650GS

Passado este evento, praticamente não consegui mais andar de moto. Um problema que já havia notado, mas era bastante esporádico se tornou crônico. De pequenas “morridas”em situações bastante específicas o problema evoluiu para falhas constantes do motor.

Levada imediatamente para a BMW, o primeiro diagnóstico não parecia nada preocupante: Atualização do sistema eletrônico, troca das velas e limpeza dos bicos. Fiz tudo como sugerido, mas não resolveu!

Curioso, resolvi pesquisar pela internet e me preocupei ao saber que este tipo de problema tem sido muito comum nas F 800 GS e 650 twin nos EUA. O pior é que não existe um consenso sobre qual o real causador do problema. Os relatos que encontrei navegando pela web falavam de motos na garantia(http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=420546) onde a solução tinha sido buscada na base do tentativa e erro (o que não é uma boa opção no meu caso).

Em resumo as possibilidades são: Bomba de combustível, sensor do acelerador, pressão negativa no tanque de combustível… e pior, o que mais me preocupa: alguns casos voltaram a acontecer meses depois do conserto.

Após o primeiro insucesso no diagnóstico pela concessionária o novo diagnóstico é da regulagem das válvulas. Para isso é preciso trocar umas pequeninas pastilhas...  e lá se vão +3 semanas e nada das pastilhas chegarem…previsão de mais 15 dias.

Embora não tenha visto este relato nos fóruns da BMW, até que faz sentido e parece ser um problema relativamente comum em motos com 4 válvulas por cilindro (DOHC).

Mas não estou totalmente convencido!!

… tenho outra teoria: Acho que é CIÚME. Sim, a F 650 GS é mulher e como tal sua fúria é implacável !Então vamos combinar que ninguém mais me pergunta se estou pensando em trocá-la!


A bichona na oficina, na Vila Olimpia, aguardando suas peças...
.. e ja fazem mais de 45 dias nesta espera



Um comentário:

  1. As pastilhas chegaram!!! mas não resolveu...
    Sexta-feira passada acabei saindo para beber cerveja no boteco com os mecânicos da BMW...networking ao extremo!!! Eles estão cuidando bem da bichinha!

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