São Paulo, 24 de Junho de 2012.
Lembra que falei uns post atrás sobre a trabalheira que o Richa - meu parceiro de viagem - esta tendo com sua moto (F650 GS) ? Pois então, a criança (a moto) está na oficina há séculos na espera aguardando peças.. e depois de vários capítulos parece que a novela está perto do fim.
O Richa topou compartilhar conosco os últimos acontecimentos desta história.. e me enviou por email o texto que reproduzo a seguir.
Vamos lá...
=======================================================
(texto enviado por email pelo Richa em 24/jun/2012)
Sim, ela (minha moto) é mulher e como tal sua fúria é implacável. Confesso: tive uma breve aventura (no BMW Rider Training) e agora devo estar pagando pela traição. Não. Não estou confessando o inconfessável e inexistente.
Me refiro a minha F650 twin, minha escolha para viagem ao Atacama - futura companheira de viagem da estrela desta blog - a Cavala (R1200 GS). Os leitores devem estar lembrado do post sobre do BMW Rider Training (http://www.minha-moto-e-eu.blogspot.com.br/2012/05/rider.html) e minha experiência (e paixão passageira) com a 1200 GS - e por consequência a dúvida sobre a futura companheira de viagem.
Minha amada F650GS (a que esta internada em tratamento na Oficina) |
No Rider Training, quando conheci a irmã da Cavala, a 1200 GS, "traindo" minha parceira F650GS |
Passado este evento, praticamente não consegui mais andar de moto. Um problema que já havia notado, mas era bastante esporádico se tornou crônico. De pequenas “morridas”em situações bastante específicas o problema evoluiu para falhas constantes do motor.
Levada imediatamente para a BMW, o primeiro diagnóstico não parecia nada preocupante: Atualização do sistema eletrônico, troca das velas e limpeza dos bicos. Fiz tudo como sugerido, mas não resolveu!
Curioso, resolvi pesquisar pela internet e me preocupei ao saber que este tipo de problema tem sido muito comum nas F 800 GS e 650 twin nos EUA. O pior é que não existe um consenso sobre qual o real causador do problema. Os relatos que encontrei navegando pela web falavam de motos na garantia(http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=420546) onde a solução tinha sido buscada na base do tentativa e erro (o que não é uma boa opção no meu caso).
Em resumo as possibilidades são: Bomba de combustível, sensor do acelerador, pressão negativa no tanque de combustível… e pior, o que mais me preocupa: alguns casos voltaram a acontecer meses depois do conserto.
Após o primeiro insucesso no diagnóstico pela concessionária o novo diagnóstico é da regulagem das válvulas. Para isso é preciso trocar umas pequeninas pastilhas... e lá se vão +3 semanas e nada das pastilhas chegarem…previsão de mais 15 dias.
Embora não tenha visto este relato nos fóruns da BMW, até que faz sentido e parece ser um problema relativamente comum em motos com 4 válvulas por cilindro (DOHC).
Mas não estou totalmente convencido!!
… tenho outra teoria: Acho que é CIÚME. Sim, a F 650 GS é mulher e como tal sua fúria é implacável !Então vamos combinar que ninguém mais me pergunta se estou pensando em trocá-la!
Mas não estou totalmente convencido!!
… tenho outra teoria: Acho que é CIÚME. Sim, a F 650 GS é mulher e como tal sua fúria é implacável !Então vamos combinar que ninguém mais me pergunta se estou pensando em trocá-la!
A bichona na oficina, na Vila Olimpia, aguardando suas peças... .. e ja fazem mais de 45 dias nesta espera |
As pastilhas chegaram!!! mas não resolveu...
ResponderExcluirSexta-feira passada acabei saindo para beber cerveja no boteco com os mecânicos da BMW...networking ao extremo!!! Eles estão cuidando bem da bichinha!