segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Manutenção/Revisão - Troca dos Pneus

São Paulo, 15 de Outubro de 2012

Comecei hoje o último capítulo do Projeto Atacama - me refiro a manutenção e revisão final da Cavala, preparando-a para os 10.000km que nos esperam.

E hoje foi o dia de trocar os sapatos da bichona. Fui no Alemão Pneus (http://www.alemaopneus.com.br/index.htm), na Av. Santo Amaro - onde fui muito bem atendido pelo Guto. Esta loja foi uma das mais bem indicadas por outros motociclistas inclusive pela própria autorizada BMW.

Os pneus atuais já estavam completamente detonados, principalmente o traseiro. Aproveitei também para revisar as pastilhas, rodas, discos e rolamentos. Os rolamentos estão zerados, mas as pastilhas e disco traseiro já estão em fim de vida (vou comprá-los no exterior). Tive também que desempenar a roda dianteira, que estava ligeiramente "fora do eixo".

Descobri também que meus anjos da guarda trabalharam forte nos protegendo neste últimos meses. Pois o pneu da frente já tinha sido reparado com um destes macarrões (já comprei a Cavala assim e não fazia a mínima ideia deste reparo). Diz o Guto - especialista em pneus/foi quem me atendeu -  que corri um risco imenso pois o pneu dianteiro não tem estrutura para rodar com este reparo, sendo somente um item para uso em emergência e baixa velocidade. Ele inclusive me contou a história de um casal de amigos que rodou com um destes reparos e o pneu estourou em uma curva. O piloto morreu na hora, e sua esposa voou barranco abaixo..

No meu caso, rodei mais de 10.000km em velocidades e pisos variados com o diabo deste reparo dentro do pneu sem fazer a mais puta ideia do risco que estava correndo. ....Jeeeeesus! O proprietário anterior da Cavala poderia ter me avisado ou mesmo com minha santa inexperiência eu deveria ter perguntado. Enfim, lição aprendida e fica aqui meu sincero agradecimento aos meus santos protetores.

Sobre os sapatos escolhidos, optei por um conjunto Metzeler Tourance - exatamente o pneu original que vem com a Cavala de fábrica. Já tinha lido sobre eles em fóruns de discussão e o vendedor foi também tão convincente que não me restou duvida. A vida útil deste conjunto vai até uns 18.000 km, quase o dobro do que devo rodar na viagem - sendo mais do que suficiente para ir e voltar, nos atendendo muito bem também no trecho de rípio do Paso de Agua Negra. Excelente!

A outra opção seria partir para algo mais o50/50 (50% offroad e 50% on road) - ele indicou o Continental TKC. Só que a durabilidade é bem menor - cerca de 9.000 km, e ele perde também um pouco de aderência no asfalto - sendo mais indicado para longos trechos de rípio/terra. Como no nosso projeto vamos rodar 99% no asfalto (e somente uns 300km de terra), vamos de Tourance mesmo.

Para os curiosos... torrei no total R$1.500 dividido em 5x  - no valor total incluiu os pneus (R$450 e R$500 cada um), balanceamento, desempeno, mão de obra, bicos e de brinde uma aula sobre pneus

A Cavala trocando os sapatos.

Metzeler Tourance - 90/10 - perfeito para nossa empreitada, ótimo no asfalto,
 indo bem também em terra batida, com durabilidade na faixa dos 18.000 km



A Cavala de sapato novo.

Roda dianteira da Cavala que foi para reparo/desempeno
Ta aí o diabo do macarrão (reparo) que poderia ter mudado
o rumo dos acontecimentos

Boa sugestão também - continental TKC - 50/50 - mais adequado para
longos trechos de terra/rípio, sacrificando um pouco a aderência no on road

Guto - especialista que me atendeu na loja. Nota dez o atendimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário