São Paulo, 4 de Julho de 2013.
Você que nos acompanhou ao longo do ano passado sabe o quanto levamos a sério um projeto de viagem... Qdo nele mergulhamos profundamente em todas as etapas de preparação, com atividades, datas e coisas do tipo.
Tudo bem que ano passado nosso ponto de partida era a estaca zero... (pois nem sabíamos andar de moto)... e nosso caminho foi longo até o tão sonhado Paso de Agua Negra.
Neste ano já partimos com 50% (talvez 70%) do plano percorrido. Afinal, já temos as motos, boa parte dos equipamentos, roupas, eletrônicos... e ate mesmo a preparação física deixou de ser um bicho de sete cabeças, pois mantivemos todos hábitos alimentares desde então, faltando somente retomar rotina de treinamentos (e arrancar fora a ferrugem!!).
Temos sim que relembrar tudo que vivemos ano passado, substituir e aperfeiçoar o que deu errado, fazer novamente uma detalhada revisão nas cavalas, trocar bateria de alguns eletrônicos, e principalmente mergulhar no desenho do roteiro - esta sim a atividade que talvez tome mais o nosso tempo.
Mas começamos justamente pelo "começo"...debruçados de novo em uma planilha excell onde detalhamos todas as atividades previstas, colocando prazos e prioridades até a fatídica data da partida prevista para 14 novembro deste ano (2013).
....atualizado os planos, de bate pronto parti para verificar o estado dos nossos equipamentos. Por incrível que pareça, tirando a Cavala que uso diariamente, todo o resto (roupas, protetores, eletrônicos...) ficaram empoeirados no fundo do armário desde a chegada da viagem do ano passado.
Ralei para achar nosso amuleto mais precioso.. a pequena e empoeirada bandeirinha do Brasil que tanto tremulou guerreira na popa das Cavalas. Por um momento achei que tivesse perdido, mas que nada. Estava devidamente presa nas malas laterais, do mesmo jeito que deixei meses atrás... seria muito triste se ela tivesse se perdido.. talvez eu até tivesse que cancelar a viagem :))
Surpresa boa também foi constatar o bom estado da maior parte dos equipamentos...
"Ola Zuleica, que bom te ver!", foi o que eu disse ao religar minha velha amiga de tantos km (GPS Zumo 660). Fiquei preocupado dela soluçar ao voltar a respirar dado longo tempo de inatividade, mas q nada! Bem disposta me perguntou de primeira: "Qual destino?"....ainda não amiga! "Hoje é dia de atualizar mapas, planos e checar o estado de todas as baterias (da gopro, gps, ipod, scalarider, etc.), mas aguarde pois neste próximo fim de semana já vamos para nosso primeiro treino na estrada!", arrematei. Fazem mais de 7 meses que não coloco ela e a Cavala na estrada!!!
Brincadeiras a parte, fiquei feliz de confirmar que tudo estava em ordem.
Talvez o único investimento que teremos pela frente seja a troca da viseira do meu capacete (velho de guerra) e um belo upgrade nas luvas... pois as atuais foram ruins, não segurando o frio do alto da cordilheira e esquentando bastante no calor do deserto Argentino.
Já retomamos também nossa agenda de pesquisas e de "reuniões" (regado a vinho) para revisar planos e debruçarmos sobre nosso roteiro... Em breve escreveremos sobre isso.
E antes de fechar este post.. fica aqui meu agradecimento ao amigo Luis Plein - experiente moto viajante.. que gentilmente tem trocado conosco importantes experiências e dicas sobre o melhor roteiro para sul do Chile/Argentina (veja aqui o blog do Luis: http://luisplein.blogspot.com.br/)
Até!!!
quinta-feira, 4 de julho de 2013
domingo, 23 de junho de 2013
Virando a página, uma nova história
São Paulo, 23 de Junho 2013
Este é o primeiro post que escrevo novamente aqui pelo blog em 2013. Longos meses se passaram desde a nossa chegada da grande aventura pelo Atacama e pelo Paso de Agua Negra, é verdade. Me desculpem por manter um silencio tão longo. Tive meus motivos.
Assim que coloquei os pés em SP (dezembro/2012) logo após a viagem, prometi a minha esposa virar a pagina e buscar algo mais "tranquilo". E a cavala só tem sido usada do trabalho ate em casa, e os planos para longas viagem foram engavetados e estão empoeirados desde então. Assim estava decidido.
"Mas... Por que?!", é o que você deve estar se perguntando.
Porque a missão já havia sido cumprida e o objetivo alcançado... E, na minha cabeça, era hora de mudar o enredo e focar em novos desafios fora do mundo sob duas rodas. E assim tenho feito desde então... Focado.. (ate ontem a noite, para ser mais exato!)
Passei o dia ontem (sábado) atualizando meus planos e insights sobre a vida... (isso mesmo, profundo assim). Abri uma garrafa de vinho e atualizei sonhos, datas, planos, projetos. No curto, médio e longo prazo. Ate minha missão de vida descrevi! (vc deve estar rindo.. compreendo). Fui deitar tarde, pensativo. E dado a falta de sono decidi ler meu próprio blog.
Por horas revivi com intensidade tudo que havíamos vivido ano passado: todos os aprendizados, as etapas de preparação, revivi o clima da viagem... os cheiros da estrada, o quente-frio, as curvas, a ansiedade do chegar e sair, relembrei das paisagens lunares, visuais únicos, os sustos, os desafios, as estradas que terminavam no horizonte... o clima de aventura, a curiosidade dos que esbarrávamos pelo caminho, o esforço, sacrifício, tudo misturado com sentimento puro de plena realização. Sensações únicas, difíceis de transpor para palavras. Se você já fez uma longa viagem de moto tenho certeza que você me entende.
Revivi tudo. Senti. Sonhei de novo.
Acordei cedo, decidido. Precisava viver tudo aquilo de novo! Expliquei meus pensamentos e motivos para minha alma-gêmea, minha esposa. Ela lutou contra, preocupada, obviamente. Afinal, uma longa viagem de moto envolve sempre dedicação, esforço, preparação e muitos riscos. Mas ela viu no meu olhar que o "bichinho" havia me mordido de novo.... Por outro lado ela viveu intensamente todo o ultimo projeto comigo, sabendo bem o quanto nos fez bem.
Depois de longo debate... e com alvará em mãos, de bate pronto, catei o telefone e liguei para meu velho parceiro Richa: "Tua Branquela ainda sabe fazer curva?! ...ainda esta de pé tua vontade de rodar de moto mundo a fora ? ", perguntei. Ele riu.
Pronto, estava cravado! Anote aí: 14 de novembro de 2013!
É a data da nossa partida para nossa viagem a Patagônia Chilena, cortando Carreteira Austral e seu longo trecho de rípio, cruzando a terra Del Fuego e seus fortes ventos pelos confins da América do Sul.
We are back in Business !
Assinar:
Postagens (Atom)