domingo, 26 de agosto de 2012

Estrada da Petrobras / Salesópolis a Caraguatatuba - SP

São Paulo, 26 de Agosto de 2012.

Destruídos !

Foi como ficamos depois de quase 11 horas montado nas Cavalas. Isso mesmo, você leu certo. O percurso deste ultimo domingo foi longo, bacana, e bem cansativo, forcando minha velha carcaça ao limite.

Dentro do planejamento para o Atacama faltam muito poucas atividades para concluirmos toda etapa de preparação e, entre elas, faltava testar um trecho offroad acima de 70km e testar tambem um percurso de longa distancia acima de 7 horas de pilotagem. Pronto! E foi justamente o que optamos fazer, matando 2 coelhos com uma só cajadada...

Partimos com o sol nascendo rumo a salesopolis, cidade colada a Mogi - a cerca de 120km de SP.. E de la fomos direto para a estrada da Petrobras, trecho de terra que corta a Serra do Mar ate Caraguatatuba, no litoral.

A estrada é reduto de jipeiros e "bikers" que gostam de trecho 4x4 mata-adentro. Muito bacana, ora estreita ora de pedra, com muita subida e descida... Com relevo diverso, vez ou outra mostrando uma cachoeira, mata fechada, e as vezes vista aberta para o horizonte. Fantastico!

Foram quase 2 horas de pilotagem em pé com muita atenção, colocando em prática todos os ensinamento do curso OFF ROAD da BMW. Fiquei contente em ver meu progresso, dominando bem a Cavala tanto nas descidas quanto nas subidas.

Mas a verdade é que calculamos mal este "bate-volta"... Eu nao esperava uma estrada tão travada e tão puxada. Nao dormi o suficiente na véspera, e nem levamos água e comida suficientes.

Chegamos no litoral quase as 13:00hr para um almoço rapido e novamente pegar estrada (Rio-Santos) rumo a SP por mais 3 a 4 horas beira-mar.

No meio do caminho de volta, ainda em Juquehy - a 150km de SP - paramos em um posto para esticar o esqueleto e tomar um gatorade. Meus olhos me forçavam a piscar o tempo todo, me cobrando as poucas horas de sono que tive na véspera - e minha cabeça latejava também, me lembrando também que não se deve tomar "uns gorós" na noite anterior a pegar estrada...

É, realmente não havia me preparado e nem me organizado para este tipo de percurso. Mas fazê o que.. montei novamente na Cavala e segui concentrado de volta pra casa - ficando a lição aprendida.

Chegamos por volta das 18:00 - depois de quase 450km e 11 horas de pilotagem, completamente destruídos, porém intactos.

Fui além do meu limite! Foi um bom teste para me mostrar alguns ensinamentos que serão úteis para o Atacama.

Veja o filme abaixo para enriquecer este enredo.

Até!


VEJA O FILME ==> http://youtu.be/mR0Arn2XMD0















domingo, 19 de agosto de 2012

Quatro Motos, duas Violas & Vários Amigos por Monte Verde/MG

Monte Verde/MG, 19 de Agosto de 2012.

Este último fim de semana foi de muita música e alto astral regado a bons vinhos e otimas amizades.

Nosso destino foi Monte Verde - um pequeno vilarejo entranhado no meio da serra, no sul de Minas - a 190km de SP - colado ao município de Camanducaia.

Seguimos por cerca de 140 km pela Rod. Fernão Dias e quebramos a direita em Camanducaia para seguir rumo a Monte Verde por uma estradinha sinuosa no meio da serra - do jeito que o povo gosta. Uns 15km antes de chegar na vila quebramos desta vez a esquerda para seguir por +12km por terra rumo ao nosso hotel (Hotel Fazenda Floresta Negra).

Como nosso grupo era em sua maioria de motos estradeiras o povo ralou no trecho de terra, segurando o rebolado das cabritas e toda hora tomando bons sustos. Também tomei os meus, mas busquei também aplicar os ensinamentos do curso de pilotagem offroad... me mantendo em pé, com os joelhos colados no tanque e com a Gopro na cabeça - preparado para a hipótese de alguma cabrita rebolar a ponto de gerar uma boa cena de vídeo cacetada... Mas foi tudo bem - apesar dos pequenos sustos nos trechos mais enclinados com terra fofa e brita.

As duas noites que tivemos foi regada a muita viola, vinhos e muita gargalhada - apesar do frio - com direito a fogueira e churrasco (uma linguiçada, na verdade). Valeu muito ! Excelente convívio entre familias e curtição total com os filhos - dado vasto leque de atrações que o Hotel oferece.

Anote aí: http://www.hotelflorestanegra.com.br/monteverde.php

É isso ! Clique aqui abaixo para ver o filme que voce vai entender melhor como foi.



VEJA O FILME ==> http://youtu.be/-KkW5qIkHw4










quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Projeto Saúde - Parte 5

São Paulo, 15 de Agosto de 2012.


Meu projeto Xuxu-beleza 2012 vai muito bem, obrigado! Falta pouco.

Fui hoje novamente no Nutricionista para consulta de acompanhamento. O cara como de prache mediu todas as pelancas com o medidor (uma espécie de "grampo" pegador de banha). Aperta uma banha pra cá.. outra banha para lá... e veio o resultado: desde o início da minha preparação física 3 meses atrás, já totalizei 8kg a menos, 6cm de cintura, redução de todas as demais medidas e 4 novos furos no cinto - belo progresso!

Poderia ter sido melhor, é verdade. O meio do ano, com as férias escolares, excesso de viagens a trabalho, .. o frio, desregularam principalmente minha rotina de corridas de rua e academia, atrapalhando um pouco minha evolução. Acho que fiquei devendo entre 1 a 2 kg. Mas tudo bem, mesmo assim tenho muito o que comemorar.

Nesta nova etapa - o que ele chamou de FASE 2, o plano é dar outro "sacode" no meu organismo tirando novamente meu metabolismo da "zona de conforto", desta vez com um programa LOW-CARBO (com pouco carboidrato) e com isto  detonar mais 3kg a 4kg de toicin. E para tal, vamos novamente mudar radicalmente minha rotina alimentar.. deixando de lado alguns dos bons hábitos que enraizei até o momento. OK, vamos lá então. Se cheguei até aqui.. não vou decepcionar agora.

Lembrem-se que faltam exatamente 3 meses para minha partida para o Atacama. Falta pouco.


...bola pra frente!


domingo, 12 de agosto de 2012

Queda Livre - de moto pela Estr. dos Romeiros rumo a Boituva / SP


São Paulo, 12 de Agosto de 2012.

Está virando hábito todo domingo de manhã o ponto de encontro no posto Shell perto de casa às 06:50am. Eu organizo o percurso à noite na véspera (no google maps)..  e parto bem cedo domingo de manhã para mais um treino de 300km em dupla com meu parceiro Richa - sendo mais um "preparatório" para nossa viagem ao Atacama.

Só que hoje foi diferente. O "bate-volta" de moto foi somente "uma deixa" para uma aventura bem diferente. Nosso destino foi o Centro de Paraquedismo em Boituva - SP.

Ao invés de seguirmos direto pela Castelo Branco, optamos por um trecho mais longo para conhecer mais uma estrada histórica e interessante de SP: a Estrada dos Romeiros (SP-312), estrada que margeia o Rio Tiete desde a capital seguindo até Itú. Reduto de milhares de ciclistas... - que assim como nós - buscam em suas curvas e inclinações o traçado perfeito para um bom dia de treino. Veja mais sobre a história desta estrada em http://pt.wikipedia.org/wiki/SP-312.


Quase 300km, em um bate-volta até Boituva,
rodando pela SP-312 Estrada dos Romeiros
Nosso percurso "alternativo" começou a partir de Aldeia da Serra, segundo para Bom Jesus, Cabreúvas, Itú e depois pela Castelo Branco rumo a Boituva, nosso ponto final.

Belas estradas, lindas paisagens, ótimas curvas e um cheiro de pum constante dado poluição do Rio Tiete (uma pena!) - mas mesmo assim vale muito pelo belo visual.

 Você está curioso para saber o que fui fazer em um Centro de Paraquedismo ?! A resposta é óbvia. Este foi o presente show de dia dos pais que ganhei lá em casa. Antes de escrever sobre minhas impressões, clique aqui abaixo e veja o vídeo.



VEJA O VÍDEO ==> http://youtu.be/rxjtnwek_iw





Viu ?! Ok, vamos enriquecer então este enredo com mais alguns detalhes e impressões... 

Pra começar, eu resumo: vale cada centavo! E acho que todo mundo em algum momento na vida - independente da idade ou sexo - deveria experimentar a sensação de um salto de paraquedas. 

A preparação é rápida. Ainda em solo, em poucos minutos e com poucas instruções, o instrutor te explica o básico e te apronta para logo depois você seguir embarcando em um pequeno avião, espremido entre os demais desgarrados.

Para os instrutores o clima é descontraído dado que para eles se jogar porta-afora lá do alto é equivalente a escovar os dentes ou pentear o cabelo todo dia. Mas para nós - simples cidadãos - o simples barulho do hélice girando já eleva o tom, dando um "clima" crescente a medida que o pequeno monomotor avança na pista de terra rumo ao céu azul de Boituva. Te recomendo ir ao banheiro antes, tanto para o número 1 quanto para o número 2.. pois dependendo do teu alto-controle você pode sentir alguns desconfortos ao longo desta empreitada :)


Os cerca de 15 minutos de subida até os 12.000 pés esfriam o ar e o tornam mais rarefeito, servindo também para esquentar a adrenalina a ser injetada de uma vez só na nossa tubulação. A luz vermelha presa na parede dá o clima do momento, e quando ela começa a piscar anuncia o que esta por vir. Vem a luz verde, a porta do avião já esta aberta.. e um a um o povo vai saltando como pequenas almondegas indefesas rumo ao acaso. "Vou deixar nas mãos de Deus" - é o que me veio na cabeça.  Nesta hora teu intestino torce um pouco mais espremendo o que tiver dentro (por isso meu comentário sobre o número 1 e 2 antes).


A queda livre dura pouco e "dói" muito menos do que eu esperava. Me preparei mentalmente para aquela sensação de "estica-tripa" que a gente sente na montanha russa... mas seja pelo vento, seja pela adrenalina, a impressão que passa é de um mega-vento no corpo, balançando tuas bochechas, te empurrando para cima - ao invés da sensação de "desespero" em uma queda sem fim.

Uns 30 a 40 segundos depois o paraquedas abre em um solavanco e no susto você sente as amarras e cordas esticarem na sua virilha e ombros... "Espero que esta bosta aguente meu corpinho de Sereia", pensei de relance. 

E o que vem depois eu comparo a mesma sensação nos meus "voos" cruzeirando com minha Cavala pelas estradas mundo afora": sensação de liberdade plena! ...por uns 3 a 4 minutos o paraquedas plana em céu de brigadeiro, prazeroso, em harmonia com o azul, fazendo você relaxar, apreciar o mundo e agradecer. O sorriso no rosto é inevitável. 

Como tudo na vida... o tempo corre rápido e quando você pisca, você já se vê no chão, em um pouso suave de bunda, como quem escorrega no gramado. O sorriso persiste no seu rosto ao longo de todo dia e você fica como criança com vontade de contar para todo mundo o que você viveu. Valeu!


Quem se interessar.. anote ai: www.quedalivre.com.br. Deixa de ser cagão, ligue lá e tire suas impressões.





Segue abaixo mais fotos do bate-volta de hoje..








domingo, 5 de agosto de 2012

de moto pelas Represas de São Paulo

São Paulo, 5 de Agosto de 2012

É... realmente SP é um "país" de primeiro mundo. Tem seus problemas, mas são inúmeras as suas virtudes.

Que por aqui temos excelentes restaurantes, uma variedade imensa de shoppings, lojas e vida noturna.. Ok! Estes são fatos muito divulgados e conhecidos por todos. Mas o que cada vez mais me impressiona (e me diverte) é se dar conta da quantidade e variedade de boas estradas ao redor da capital.

Basta alguns quilometros e você já encontra estradas secundárias de boa qualidade e esbarra com serras, rios, lagoas, represas, cavalos, vida rural em geral... tudo já mexido pelo homem, mas ainda preservando o clima de simplicidade de interior... a poucos km da loucura urbana da capital.

Se para os cariocas as praias dão o "clima" da cidade... Já para os paulistanos, as estradas e o leque vasto de boas opções de interior quase que empata esta "disputa", sem falar da rica vida urbana obviamente (forcei muito?!).

"Forçou sim! E Você está ficando louco!" - é o que você deve estar pensando.

Pode ser. Ou talvez eu esteja somente um pouco "entorpecido" pelo mundo sob duas rodas.

Fato é que fui dormir sábado a noite catucando o google maps em busca do meu passeio/treino do dia seguinte. A ideia era mais um bate-volta de cerca de 300km, de 5 a 6 horas - saindo às 7am, voltando antes das 13hr.

E optamos por conhecer as represas de SP, começando por Joanópolis, seguindo para Piracaia e fechando o passeio em Nazaré Paulista. Foi uma bela escolha - grata surpresa.

E Tome nota aí: SP 036, +Estr. André Franco Montoro, ambas muito interessantes, vale muito a pena conhecer.

Foi mais um ensaio para o Atacama em dupla com meu parceiro Richa. Bom para acumular mais km, bom para ele conhecer melhor sua nova motoca, bom sobretudo para afinarmos ainda mais nossa dupla. Valeu!

O passeio fechou sem sustos e com mais um bom acervo de filmagens feitas pela Gopro e editadas no Pinnacle 15. De só uma olhada.


VEJA O FILME ==> http://youtu.be/VbBylgIIx8Q